PORSCHE PRESTA HOMENAGEM AO PILOTO SUÍÇO JO SIFFERT COM UM MODELO ÚNICO
Com o 911 GT3 RS Jo Siffert Tribute, a Porsche presta homenagem ao falecido piloto suíço e comemora a primeira vitória do lendário 917 há quase 55 anos. Em 10 de agosto de 1969, Siffert e Kurt Ahrens venceram a primeira corrida internacional de 1.000 quilômetros no circuito de Österreich, perto de Zeltweg, com este veículo difícil de dirigir devido às altas velocidades que alcançava e sua aerodinâmica.
Os especialistas da Porsche Exclusive Manufaktur construíram este extraordinário e único 911 GT3 RS no âmbito do programa Sonderwunsch. O carro será exposto nos Centros Porsche da Suíça a partir de agosto de 2024, antes de se tornar um dos protagonistas da feira ‘Auto Zürich’, que acontece de 7 a 10 de novembro de 2024. O comprador será selecionado aleatoriamente entre todos os interessados.
Joseph ‘Jo’ Siffert continua sendo uma figura de culto na Suíça 50 anos após sua morte. Nascido em Friburgo, era um piloto carismático e talentoso. Siffert viveu sua paixão pelo automobilismo com uma intensidade lendária, disputando 298 corridas ao longo de 11 anos. Às vezes, participava de várias provas durante o mesmo fim de semana. “Jo Siffert, junto com Kurt Ahrens, iniciou a história de sucessos do 917 ao vencer em Zeltweg em 1969. A paixão com que ele perseguiu seu sonho de correr continua impressionante até hoje e se encaixa perfeitamente com o espírito de nossa marca: Driven by Dreams”, afirma Michael Glinski, Diretor Geral da Porsche Suíça.
A família de Jo Siffert participou estreitamente na elaboração deste 911 GT3 RS tão especial. Além de seu filho Philippe, que competiu em corridas de Fórmula Ford e Fórmula 3 entre 1991 e 2003, e foi piloto oficial da BMW, seu neto Jérémy Siffert também esteve na oficina onde o projeto foi realizado, em Zuffenhausen. “Presenciar a criação deste Porsche em homenagem ao meu pai foi extremamente emocionante”, afirma Philippe Siffert. “Com uma meticulosa atenção aos detalhes históricos e um artesanato da mais alta qualidade, a equipe da Porsche Exclusive Manufaktur transformou um 911 GT3 RS, já por si só excepcional, em uma peça absolutamente única, impregnada do caráter de Jo Siffert”.
Inúmeras referências ao Porsche 917 no exterior e interior
“Este modelo homenageia um carro inspirador em dois sentidos: por um lado, sua concepção visual se baseia no design do 917 com o qual Jo Siffert e Kurt Ahrens conseguiram a vitória em Österreichring há quase 55 anos”, afirma Alexander Fabig, Vice-presidente de Personalização e Clássicos da Porsche AG. “Por outro lado, mostra as amplas opções de personalização exterior e interior que oferecemos como parte do programa Sonderwunsch”.
O carro está pintado predominantemente em branco Pure e, assim como o protótipo que o inspirou, apresenta seções de contraste em verde Viper nos para-lamas dianteiros e partes da frente. Ambas as cores são do programa Paint to Sample. A seção central de sua grande asa traseira também está pintada neste tom de verde. O número é o mesmo usado na corrida inaugural de 1.000 quilômetros. O ‘29’ aparece nas portas, no capô dianteiro, sob a asa traseira e nas tampas das válvulas dos pneus. As clássicas letras Porsche com design riscado nas portas e laterais também se inspiram no veículo original.
Com grande atenção aos detalhes e o apoio da Bosch e da Shell, os especialistas em design da Porsche também reproduziram aqueles adesivos dos patrocinadores. O da Bosch com a vela de ignição está nos para-lamas traseiros. O da Shell com a concha está abaixo da janela traseira, junto às tampas de manutenção para óleo e água.
A silhueta do 917 KH pode ser vista na porca central das rodas de magnésio preto acetinado. Essa estilizada silhueta também adorna as placas laterais da asa traseira. Nos pilares B foi colocada uma insígnia especial com o design do capacete, o nome e a assinatura de Jo Siffert.
O interior irradia um elegante ambiente de corridas. Predomina o tecido Race-Tex em preto e vermelho Guards. O motivo do capacete está bordado nos encostos de cabeça. Os protetores de entrada das portas estão adornados com a silhueta do 917 combinada com a assinatura. Até a chave do veículo foi minuciosamente personalizada: os reforços laterais estão pintados em branco Pure ou no moderno verde Viper, com a silhueta 917 na respectiva cor de contraste. O autógrafo de Jo Siffert está gravado na tampa do console central e no estojo de couro da chave.
Sobre o Porsche 917 com Jo Siffert ao volante
“O Campeonato do Mundo de Marcas de 1969 devemos em grande parte a Jo Siffert. Ele era, de longe, o homem mais rápido de nossa equipe”, lembrava em 2018 o antigo Chefe de Competição Peter Falk sobre o suíço. A Porsche venceu sete das dez corridas daquela temporada. Siffert conseguiu cinco dessas vitórias ao lado do britânico Brian Redman e uma com Kurt Ahrens: a de 10 de agosto de 1969 em Zeltweg. “Nossa vitória em Zeltweg foi o início da história de sucessos do 917 e para mim foi um grande prazer e uma honra poder compartilhar o volante com Jo”, comentou seu companheiro Ahrens.
Em 1968, a FIA havia mudado de surpresa o regulamento do Campeonato do Mundo de Marcas. Aumentou a cilindrada máxima para 5.0 litros e reduziu o limite mínimo de produção para a homologação para 25 unidades. O Porsche 908 de 3.0 litros já não era realmente competitivo. Era necessário um novo protótipo de 5.0 litros: o 917. Hoje, seu histórico de sucessos é lendário: em sua temporada inaugural de 1969, contribuiu para que a Porsche ganhasse o Campeonato do Mundo de Marcas. Em 1970, Hans Herrmann e Richard Attwood conseguiram a cobiçada vitória nas 24 Horas de Le Mans. Helmut Marko e Gijs van Lennep repetiram este grande resultado para a Porsche em 1971. George Follmer, em 1972, e Mark Donohue, em 1973, dominaram o campeonato CanAm norte-americano com o 917/10 e o 917/30, as novas versões com motor turboalimentado e uma potência superior a 1.000 cv.
Jo Siffert não teve a oportunidade de presenciar esses acontecimentos: após sua carreira esportiva com a Porsche, faleceu em um acidente aos 35 anos no Grande Prêmio de Fórmula 1 realizado em Brands Hatch (Reino Unido) em 24 de outubro de 1971.