PORSCHE SINGER ALL-TERRAIN COMPETITION STUDY: UM 911 PRONTO PARA ENFRENTAR OS CAMINHOS MAIS DIFÍCEIS
A empresa americana Singer Vehicle Design é a encarregada de criar alguns dos Porsches mais especiais do planeta, já que combina o design clássico com a tecnologia moderna, sendo fiel na maioria dos casos à refrigeração a ar. Seu projeto mais recente voltou a surpreender e não é para menos, pois é inspirado nos 953 e 959 ganhadores do Rally Paris-Dakar, com um toque único que dá como resultado um dos veículos off-road mais chamativos do momento.
Começando pela estética do Singer All-Terrain Competition Study, destaca-se uma parte frontal onde surgem proeminentes saliências que apontam para frente a partir das laterais do para-choque. Aparentemente, estes elementos fazem as funções de para-lamas, pois quando as rodas atravessam uma poça evitarão que parte dos líquidos e partículas sólidas salpiquem a carroceria. Talvez não seja a solução mais atraente, mas é a mais efetiva.
À medida que passamos às laterais, surgem enormes arcos de roda encarregados de cobrir as rodas forjadas de 16 polegadas que são calçadas com pneus BF Goodrich off-road. Uma proeminente saia lateral dobra-se por todo o flanco inferior da carroceria e exibe um emblema da Porsche em relevo. Na parte traseira, há uma cauda tipo 959 com um spoiler que se integra na carroceria. As diferentes entradas de ar dirigem o fluxo para o motor enquanto que um par de saídas de escape sobressaem do para-choque traseiro.
No interior todos os comandos estão localizados no lugar adequado, já que a pessoa que encomendou este projeto tem a intenção de competir com este carro. O condutor agarra um volante de três raios com uma série de botões ao longo da seção inferior, atrás do qual surge um display de grandes dimensões que faz as funções de quadro de instrumentos digital. Há uma tela gigante que se localiza diante do copiloto, pensada para o sistema de navegação. Um santoantonio na cor vermelho brilhante ocupa o resto do habitáculo.
O encarregado de impulsionar este 911 Safari tão peculiar é um motor boxer de 6 cilindros com 3.6 litros que recebe a ajuda de dois turbo compressores, mas conserva a refrigeração a ar tão característica dos projetos da Singer. O bloco produz 450 cv de potência e um torque máximo de 570 Nm, acoplado a uma transmissão sequencial de 5 velocidades e um sistema de tração total permanente, apoiado em três diferenciais de deslizamento limitado.
O especialista britânico em Porsches 911 de rallys, Richard Tuthill, colaborou ??na engenharia do projeto. Cabe destacar que o All-Terrain Competition Study não é o único exemplar que surgiu deste projeto, já que o cliente encomendou outra unidade na cor vermelho que foi projetada para eventos de alta velocidade e alta aderência no asfalto. Além disso, o cliente deu permissão à Singer para construir mais unidades se surgir algum interessado.