PORSCHE TERÁ MOTOR COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL
- A Porsche registrou a patente de uma biela articulada. Os esboços mostram que a peça poderá variar o volume da câmara de combustão, alterando a taxa de compressão.
A Porsche registrou a patente de uma biela com cabeça articulada em um excêntrico, cujo movimento ascendente e descendente, controlado por dois tirantes movidos por pressão de óleo, faz mudar a posição do pistão para modificar o volume da câmara de combustão, alterando a taxa de compressão.
O componente foi desenvolvido em parceria com a Hilite International e a grande vantagem desta solução de engenharia é proporcionar ganhos de eficiência, sobretudo em motorizações turbo, na medida em que a relação de compressão só está otimizada para a potência máxima. Com a biela articulada seria possível aumentar a compressão quando o turbo está no mínimo, graças à variação do comprimento da biela, compensando-se a menor potência e eficiência em regimes mais baixos.
Por outro lado, reduzindo o comprimento da biela baixa-se a taxa de compressão e evita-se a ocorrência de detonação quando o turbo sobra com a pressão máxima.