PORSCHE TYPE 597 JAGDWAGEN: O PRIMEIRO TODO-TERRENO DA MARCA ALEMÃ

A linha de crossovers da Porsche atualmente é composta por dois modelos que inclui o Porsche Cayenne como o mais veterano deles. No entanto, esse não foi o primeiro a formar a linhagem de produtos todo-terreno do fabricante. Para conhecer o pioneiro crossover dentro das fileiras da empresa é preciso voltar mais de 60 anos no tempo, quando foi concebido o Porsche Type 597 Jagdwagen.
O governo alemão queria desenvolver um veículo todo-terreno para o seu exército e buscava um fabricante que criasse um produto rápido, leve e ágil. A Porsche era especialista nesses atributos, mas também se demandava que fosse confiável, de fácil manutenção e adequado para todo tipo de terreno. Esses campos onde o fabricante de Stuttgart não tinha tanta experiência, não foram impedimento para que pusessem mãos à obra.
Muito parecido ao Volkswagen Kübelwagen, o 597 Jagdwagen era um veículo relativamente básico que pesava 1.918 quilos. A potência provinha de uma versão modificada do motor de quatro cilindros boxer e 1.6 litros que impulsionava o Porsche 356. Entregava 50 cv e permitia ao modelo alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h. Associado a ele se encontrava uma transmissão manual de quatro velocidades que apresentava uma engrenagem todo-terreno adicional.
No entanto, sua característica diferenciadora era um sistema de propulsão ajustável que permitia mudar entre tração dianteira e tração total. Com o sistema ativado, o Porsche Type 597 Jagdwagen podia escalar desníveis de até 65%. Por outro lado, a Porsche o projetou para que pudesse flutuar quando tivesse que cruzar rios, de modo que as primeiras versões do veículo eram construídas sem portas.
O Jagdwagen foi apresentado ao governo alemão em 1955 e em seguida aos militares britânicos e franceses. A Porsche continuou desenvolvendo o modelo nos preparativos para a produção, mas o contrato com o governo finalmente foi outorgado à Auto Union (Audi) e a Porsche abandonou o projeto. Embora não tivesse chegado à produção oficialmente, a marca desenvolveu 71 exemplares antes de encerrar o projeto. Estima-se que aproximadamente 50 deles ainda existam.