PORSCHE VISION 357 CONCEPT: PASSADO E PRESENTE COM INSPIRAÇÃO NO EMBLEMÁTICO 356

Há exatos 48 anos, em junho de 1948, o Porsche 356 ‘Nº1’ Roadster converteu-se no primeiro automóvel da marca alemã a receber autorização por parte das autoridades e foi o carro com o qual a marca iniciou sua jornada como fabricante de modelos esportivos. No total foram vendidos cerca de 78.000 exemplares até o ano 1965.
Agora, três quartos de século depois de seu lançamento, a Porsche decidiu olhar para trás e relembrar aquele Porsche 356 com um protótipo muito curioso, chamado Porsche Vision 357 Concept, que basicamente mescla passado e presente, com uma inspiração clara no primeiro modelo da casa, ao qual presta homenagem.
De acordo com a marca, trata-se de uma visão sobre como seria o esportivo do sonho de Ferry Porsche atualmente. Além disso, por tratar-se de um protótipo, que não precisa seguir as normas em termos de design, seus criadores tiveram carta branca na hora de dar forma às suas linhas.
Como podemos ver nas imagens, as linhas gerais lembram o 356, especialmente a linha do teto e também a traseira, embora a frente esteja mais em linha com os produtos modernos da Porsche. A traseira exibe, por exemplo, um padrão de design estilo ‘grill’, como aceno ao original, onde vai integrada a terceira luz de freio. A decoração da carroceria, em tons de cinza metalizado ‘Ice’ e cinza metalizado ‘Grivola’, também lembra as tonalidades de cinza que eram tão populares nos anos 50 do século passado, embora inclua o distintivo ‘75’ pelo aniversário.
A marca destaca também os pilares dianteiros de tom preto, que unem visualmente as áreas envidraçadas da frente e das laterais. Entre outros detalhes interessantes chamam a atenção as maçanetas das portas, escondidas na pequena janela lateral, e os faróis e lanternas, formados por uma infinidade de pontos perfurados na carroceria.
As rodas monoporca de magnésio, de 20 polegadas de diâmetro e calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, são carenadas em fibra de carbono para otimizar a aerodinâmica do modelo e também para lembrar os 356 A e 356 B com freios a tambor, que equipavam rodas carenadas de design similar.
Além do aceno ao mítico 356, o Vision 357 também olha para a futura linguagem de design da marca de Zuffenhausen, como por exemplo na assinatura luminosa do carro que, segundo a marca, “é tanto progressiva como visionária e aponta para o futuro”. Na verdade, não há por exemplo espelhos retrovisores convencionais, mas câmeras de vídeo.
O protótipo das imagens é fabricado sobre a base do Porsche 718 Cayman GT4 RS, o que significa que esconde em posição central um selvagem motor de 4.0 litros boxer aspirado de 6 cilindros, com 500 cv de potência a 8.400 rpm e 450 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão automática PDK de dupla embreagem e 7 velocidades.
Atualmente, o Porsche Vision 357 Concept está exposto no ‘DRIVE Forum’ do Grupo Volkswagen na cidade de Berlin, na Alemanha, onde poderá ser apreciado até meados do mês de fevereiro. Mais adiante, no entanto, a marca levará o carro a outros eventos internacionais ao longo deste ano.
“Criamos um presente de aniversário muito especial na forma do Porsche Vision 357, que utiliza o 356 como base para ressaltar a importância do nosso DNA de design”, afirmou Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche. “Pensar em voz alta sobre o futuro é uma de nossas missões principais no Style Porsche”, concluiu.