PORSCHE VISION RENNDIENST CONCEPT: UMA RADICAL VAN ELÉTRICA COM O EMBLEMA DA MARCA ALEMÃ

A iniciativa #PorscheUnseen revelou diversos e espetaculares protótipos criados nos últimos anos pelos designers e engenheiros da marca em Weissach. Estes modelos correspondem a tipologias tão heterogêneas como os roadsters e os modelos de competição, mas o chamativo modelo em escala de cor vermelho que é destaque nas imagens provavelmente é o mais estranho e impróprio de todos os apresentados, pois se trata da primeira van desenvolvida e revelada oficialmente pela Porsche.
Ela recebe a denominação Porsche Vision Renndienst, um vocábulo alemão que significa literalmente ‘Racing Service’. De modo que se trata de um veículo desenvolvido para dar apoio a uma equipe de competição, mas a verdade é que se trata de uma versão moderna das vans utilizadas pela equipe de corridas da Porsche há décadas. Como podemos ver nas imagens, o modelo em escala posa junto a um destes exemplares da Volkswagen Kombi utilizada pela marca e na qual evidentemente se basearam para criar esta versão moderna.
O Porsche Vision Renndienst utiliza o mesmo esquema básico das vans clássicas usadas pela marca, mas com uma abordagem técnica muito diferente. Embora a empresa não tenha sido muito explícita em relação às especificações do modelo, foi confirmado que se trata de um veículo elétrico que conta com a configuração habitual de plataforma plana, com os motores sobre os eixos a as baterias no centro, entre eles. Isso permitiu criar um espaçoso habitáculo que também pode acomodar vários passageiros com uma configuração também muito peculiar.
Apesar de a empresa não ter revelado nenhuma imagem do interior desse modelo, que supomos deve estar incompleto, como na imensa maioria das maquetes deste tipo, a verdade é que o interior deste projeto também é bastante peculiar, pois o posto do condutor situa-se no centro, com os passageiros nos lados.
Embora possa ser uma ideia muito chamativa, a verdade é que as possibilidades da Porsche desenvolver e comercializar uma van desse tipo são praticamente nulas e também já eram quando os designers começaram a esboçar este espetacular modelo em escala. O motivo de criar este veículo foi para prestar uma homenagem às antigas vans utilizadas pela equipe de corridas e comprovar como se comportavam os designers da marca diante de um encargo como este.