PORSCHE VISION RENNDIENST: UM MONOVOLUME COM POSTO DE CONDUÇÃO CENTRAL

Com o livro Porsche Unseen a marca alemã apresentou uma série de protótipos nunca vistos. O Porsche Vision Renndienst foi um deles, um monovolume que sai da linha de trabalho habitual da empresa e do qual agora foram mostradas pela primeira vez suas imagens interiores.
A verdade é que o habitáculo surpreendeu, não só pelo fato de contar com cinco lugares, algo habitual, mas pela distribuição dos mesmos, em três filas, com um banco traseiro, dois bancos individuais intermediários e o posto do condutor na dianteira, em posição central, que lembra o mítico McLaren F1.
O piloto pode tanto conduzir como deixar que o veículo atue de forma autônoma, nesse caso o banco gira 180 graus para olhar de frente os passageiros. O volante de três raios apresenta controles hápticos que, segundo a Porsche, significam um ponto intermediário equilibrado entre os controles tácteis e os botões analógicos, para evitar distrações. O quadro de instrumentos é digital e nos lados há telas que fazem as funções de sistemas de entretenimento para os ocupantes da segunda fila.
Outro detalhe que chama a atenção no Porsche Vision Renndienst é que os lados são assimétricos, com o esquerdo estando completamente fechado, apenas com uma pequena área envidraçada na altura do condutor, enquanto que o direito dispõe de duas portas corrediças que se abrem para criar uma enorme zona de entrada ao interior.
Michael Mauer, Diretor de Design da Porsche, explica: “Pensamos em como poderíamos dar um estilo Porsche diferente a um compartimento de passageiros que está tão distante do interior clássico de um automóvel esportivo. E como poderia ser projetada a condução autônoma. Não assumimos que nossos clientes queiram deixar de usar um volante. Quando eu quero conduzir, tenho mais sensações no habitáculo do que em qualquer outro automóvel. E quando não faço isso, o banco do condutor pode virar 180 graus; com um giro, posso olhar os outros passageiros. Trabalhamos para materializar estas ideias básicas durante aproximadamente um ano”.