PORSCHE VISION SPYDER CONCEPT: REVIVENDO O 550 SPYDER ‘LITTLE BASTARD’ DE JAMES DEAN

A iniciativa #PorscheUnseen da marca alemã foi a justificativa para revelar vários protótipos e modelos em escala procedentes dos exercícios de estilo e projetos secretos do departamento de design da marca em Weissach. Entre estes projetos inéditos pudemos encontrar exemplares tão estranhos como uma hipotética versão de rua do Porsche 919 Hybrid e inclusive uma van galáctica, o primeiro modelo de seu tipo desenvolvido com os emblemas da marca alemã.
Um dos projetos mais convencionais e menos estranhos à primeira vista é o Porsche Vision Spyder, um roadster de aspecto futurista que em princípio se inspira nos modelos de dois lugares abertos das décadas de 50 e 60. No entanto, uma análise mais detalhada revela que realmente se trata de um modelo inspirado em um exemplar da marca alemã, o Porsche 550 Spyder ‘Little Bastard’, no qual faleceu James Dean em 1955. Um exemplar que continua desaparecido até hoje e por isso é considerado um dos possíveis modelos mais valiosos da história, devido ao seu peculiar histórico.
Este é sem dúvidas o exemplar mais célebre e conhecido do icônico roadster alemão, que precisamente já é um dos modelos mais valiosos da marca de Zuffenhausen. Pois os melhores exemplares que chegam a leilão ultrapassam facilmente os 5 milhões de dólares. Mas tendo em conta o histórico da unidade que pertenceu a James Dean, se pode atribuir a ele um valor notavelmente maior. Mas para isso primeiro precisaria ser descoberto, pois desapareceu no final da década de 50.
No caso deste exercício de design surge um roadster de estilo futurista, mas que realmente toma sua inspiração nas linhas simples e fluidas do Porsche 550 Spyder original. Conta com faróis verticais na parte dianteira, que apesar de suas formas, continuam coroando arcos de rodas mais altos que o próprio capô dianteiro, como o próprio Porsche 911 e o 550 Spyder. A carroceria do modelo é totalmente desenhada com tampas planas e formas extremamente simples, embora conte com um elaborado arco de segurança, um detalhe que o modelo clássico não contava.
O modelo apresenta a mesma estética prateada com toques vermelhos inspirada naquela que exibia o exemplar de James Dean, como é o caso dos ganchos de reboque, as molduras das entradas de ar e os diversos adesivos traseiros, senha de identidade dos 550 Spyder e que tinham como objetivo distinguir os veículos a partir dos boxes quando competiam em circuito. Além disso, inclui o Pegasus vermelho do antigo logo da Mobil que equipavam alguns exemplares do modelo e grafias pretas, que são um claro aceno ao carro do ator americano. Como é o caso do número 131 no lugar do 130 do original, e o apelido ‘Little Rebel’ da placa de licença no lugar da expressão ‘Little Bastard’.