POTÊNCIA HÍBRIDA DA BMW M: O NOVO BMW M5 MOTOGP SAFETY CAR
Desde 1999, a BMW M tem fornecido a frota de veículos de segurança de alto desempenho para a categoria principal do motociclismo como ‘Carro Oficial do MotoGP’. A mais recente novidade desta frota, o BMW M5 MotoGP Safety Car, fará sua estreia neste fim de semana. Ele foi apresentado na noite de quinta-feira durante um evento especial para clientes na introdução da nova linha de modelos BMW M5 na House of BMW em Milão, Itália, por Sylvia Neubauer, Vice-presidente de Clientes, Marca e Vendas da BMW M GmbH, juntamente com Massimiliano Di Silvestre, CEO da BMW Itália, que organizou o evento. Com este carro líder inovador, a BMW M GmbH continua apostando na tecnologia híbrida de ponta, como já fez com o BMW XM Label Red Safety Car. O BMW M5 Safety Car fará sua estreia nas pistas no sábado, durante o Grande Prêmio de Misano.
“Estamos no meio de nossa 26ª temporada como ‘Carro Oficial do MotoGP’. Temos orgulho de nossa longa parceria com a Dorna Sports, detentora dos direitos do MotoGP, e sempre tivemos como objetivo garantir a segurança com os automóveis de alto desempenho mais inovadores quando os melhores pilotos de moto do mundo entram na pista. Continuamos esta tradição com o BMW M5 MotoGP Safety Car”, disse Sylvia Neubauer na apresentação.
O novo Safety Car é baseado no BMW M5, que teve sua estreia mundial em julho no Festival de Velocidade de Goodwood e será lançado globalmente em novembro. Este modelo de primeira classe com propulsão eletrificada está perfeitamente adaptado para seu uso como veículo de segurança. Debaixo do capô, encontra-se uma versão específica do sistema M HYBRID, que combina um motor V8 de altas rotações com a tecnologia M TwinPower Turbo e um motor elétrico para oferecer uma potência máxima de 727 cv. Essa potência M é enviada ao asfalto através de uma transmissão M Steptronic de 8 velocidades e tração integral M xDrive. Outras inúmeras tecnologias M garantem uma dinâmica de condução perfeita em todas as situações.
O modelo de produção já impressiona pelo seu exterior: O design típico da M para automóveis de alto desempenho foi reinterpretado, com arcos de roda largos e saias laterais, um para-choque dianteiro esculpido e um design específico na área da coluna C que confere ao BMW M5 uma aparência atlética. O BMW M5 Safety Car para a MotoGP também apresenta uma decoração especial com design tipo grafite.
“Essa decoração especial deriva do design de nossos carros de corrida BMW M Hybrid V8, com os quais a BMW M Motorsport compete no Campeonato Mundial de Endurance da FIA em corridas como as 24 Horas de Le Mans e na série IMSA na América do Norte”, explicou Sylvia Neubauer na apresentação. “Isso encarna perfeitamente nosso compromisso com a tecnologia híbrida. Esta conexão entre o BMW M Hybrid V8 e o BMW M5 é um exemplo perfeito de nossa filosofia BMW M: Nascido nas pistas de corrida, feito para as ruas”.
Assim como em todos os veículos de segurança, a BMW M GmbH fez modificações específicas para o uso em pista. Foram instaladas inúmeras peças da BMW M Performance, incluindo fixações frontais de carbono, um difusor traseiro em aramida, saias laterais de carbono, ponteiras de escape em carbono-titânio e uma tampa de combustível em carbono.
Entre as características especiais estão a barra de teto do tipo Safety Car, um difusor dianteiro, bancos Recaro, cintos de competição de 6 pontos, um extintor e uma bomba de sucção de combustível para transporte internacional. No sábado (7 de setembro), o novo BMW M5 MotoGP Safety Car entrará na pista pela primeira vez no Grande Prêmio Red Bull de San Marino e da Riviera de Rimini, em Misano.
Entre os inúmeros convidados na apresentação em Milão estava Valentino Rossi. O nove vezes campeão mundial de motociclismo conhece bem a participação da BMW M na MotoGP e, após mudar para as quatro rodas, obteve vários sucessos como piloto oficial da BMW M, pilotando o BMW M4 GT3 desde a temporada de 2023.