PRIMEIRO CLUBE PORSCHE CELEBRA O 70º ANIVERSÁRIO

A Porsche sempre reuniu pessoas de todo o mundo. O primeiro Clube Porsche foi fundado há 70 anos, no dia 26 de maio de 1952.
Atualmente, há mais de 700 Clubes Porsche em 86 países de todo o mundo, com mais de 240.000 sócios. Este prestigioso ecossistema global de associações específicas de uma marca é inigualável na indústria automobilística, em sua forma e tamanho. Estão programadas diversas atividades e celebrações para comemorar o 70º aniversário ao longo do ano.
“A Porsche não seria Porsche sem a comunidade mundial de seguidores e aficionados que se reúnem para compartilhar sua paixão por nossa marca”, afirma Detlev von Platen, membro do Conselho de Administração da Porsche AG como responsável de Vendas e Marketing. “Os Clubes Porsche preservam a lenda de nossa marca, ao mesmo tempo que seus membros participam em atividades sociais, esportivas e comunitárias. Desta maneira também estão representando nossos valores. Isso faz com que os clubes sejam atrativos para jovens e mais velhos. Estamos encantados de poder celebrar este aniversário tão especial”.
Clubes Porsche: uma história de sucesso internacional
Em maio de 1952, apenas dois anos após a primeira entrega na Alemanha de um esportivo da marca, os clientes da Porsche se uniram para formar o que hoje é o Porsche Club Westfalen (seu nome original era Westfälischer Porsche Club Hohensyburg). O primeiro Clube Porsche fora da Alemanha foi criado na Bélgica em 1953. O Clube Porsche da América, que nasceu em 1955, é hoje o mais numeroso.
Em todo o mundo são criados aproximadamente cinco novos clubes a cada ano. Trata-se de associações autônomas, independentes e registradas, e de formas jurídicas reconhecidas, organizadas conjuntamente e de maneira voluntária por seus membros. Portanto, cada clube oferece um programa e uma gama de serviços únicos: desde viagens e eventos automobilísticos, passando por reuniões sociais e conferências técnicas sobre veículos e mobilidade elétrica, até concursos de elegância e concentrações de Porsches de vários dias.
Os veículos dos membros do clube abrangem desde clássicos até modelos da linha atual. Inclusive o Taycan elétrico se vê cada vez mais nesses eventos. Os clubes de clássicos de todo o mundo se dedicam especialmente à conservação e a manutenção dos modelos históricos da Porsche.
Nos primeiros anos, o fundador Ferry Porsche e Fritz Huschke von Hanstein, então Diretor de Competições, decidiram reunir os ‘Amigos da Porsche’. Como esses primeiros grupos surgiram da comunidade das corridas, Huschke von Hanstein foi seu vínculo com a empresa e participou ativamente na fundação do primeiro clube. Em 1956, ele e Ferry Porsche convocaram todos os clientes europeus e americanos em uma concentração. Foi a primeira reunião da Porsche em Merano, Itália, e o começo das concentrações europeias. Nos anos seguintes, se reuniam ali regularmente cerca de 600 veículos. Ferry Porsche continuou assistindo às concentrações da Porsche no Estados Unidos até uma idade muito avançada.
É uma tradição que o Dr. Wolfgang Porsche e Hans-Peter Porsche têm mantido até hoje. Enquanto isso, a gestão dos clubes foi assumida pela equipe da Global Community Management da Porsche, assim como pelos importadores e concessionários da marca.
Celebração no ano do aniversário
Em 2022, para comemorar o aniversário, a Porsche está elaborando uma campanha mundial com uma variedade de comunicações e eventos sob o lema ‘Enduring Passion’. Além dos materiais de comunicação tradicionais da Porsche, inclui um centro de conteúdos, no qual os membros de cada Clube Porsche podem publicar suas histórias pessoais. A empresa também está apoiando os eventos do Clube Porsche, como o 356 Meeting na Holanda em maio, o Porsche Parade USA e o Le Mans Classic.