PROJECT FENIX: UMA HOMENAGEM AO FERRARI F50

Quando a Ferrari criou um de seus automóveis mais emblemáticos, o F40, sabia que a tarefa de substituí-lo não seria nada fácil, mas conseguiu lançar um esportivo que acabou convertendo-se em uma estrela da década de 90. Estamos falando de um F50 que também serviu para celebrar o 50º aniversário da empresa italiana, com linhas desenhadas por Pininfarina que serviram de inspiração para a Ugur Sahin Design (USD) na hora de criar um projeto dos mais espetaculares.
Trata-se do Project Fenix, ou seja, um protótipo que presta homenagem ao lendário Ferrari F50 e que coincide com o décimo quinto aniversário desta empresa holandesa. Não é preciso ver nos detalhes menores para descobrir que a linha deste veículo está claramente inspirada no sucessor do F40, em um design limpo e moderno que é muito atraente. De acordo com a USD, o desafio do concept era conseguir um equilíbrio entre o antigo e o novo, que respeitasse a estética original e, no entanto, mantivesse uma interpretação moderna em sua essência.
Como tal, o USD Project Fenix ??vem com os elementos icônicos do F50, como o enorme aerofólio traseiro e a cobertura transparente do compartimento do motor. As amplas linhas laterais que atravessam a carroceria desde o para-choque dianteiro até o acabamento traseiro preto não poderiam faltar, embora nesta ocasião tenha optado por conectá-las aos grupos ópticos frontais. Com a integração das entradas de ar no capô e as lanternas traseiras quádruplas, mas horizontais, tanto a frente como a traseira exibem um ambiente moderno, embora não se possa negar sua semelhança com o citado modelo de Maranello.
Infelizmente, trata-se apenas de um exercício de design, já que a Ugur Sahin Design é uma empresa que foi fundada em 2007 com o objetivo de servir aos setores do design industrial e automotivo com um “enfoque novo e flexível”. Oferece um serviço de design completo, que abrange desde a pesquisa de mercado inicial até as especificações finais do projeto. Também produz esboços de conceitos iniciais, representações e inclusive serviços completos de modelagem 3D. É uma pena que esta máquina não se transforme em um veículo real do qual se possa desfrutar.
E agora só imaginando, não seria nada mal se contasse com um propulsor V12 de aspiração natural como o do Ferrari F50 original. Este deslocava 4.7 litros e desenvolvia um total de 519 cv de potência, assim como um torque máximo de 471 Nm, transmitidos ao eixo traseiro com a ajuda de uma transmissão manual de 6 velocidades.