PROJETO XPENG BATE RECORDES COM SEUS NOVOS MODELOS ELÉTRICOS

Um dos fabricantes chineses de veículos elétricos mais interessantes que vimos nos últimos tempos é o projeto da Xpeng Motors, que não só conta com modelos muito chamativos, como também planeja uma rápida e ambiciosa expansão aos mercados ocidentais. De modo que teoricamente deverão chegar a importantes mercados como a Europa em breve, embora por enquanto só tenham feito uma tímida aparição na península escandinava.
Esta jovem empresa por enquanto só tem dois modelos em carteira, os Xpeng P7 sedan e Xpeng G3 crossover, mas ambos parecem estar se saindo muito bem e de acordo com os recentes resultados de vendas, não só parecem ter sido bem recebidos pelo mercado chinês, mas a cada mês ou trimestre é melhor que o anterior.
Conforme anunciado pela empresa chinesa, o mês de setembro que acaba de terminar foi o melhor mês histórico para este projeto, sendo comercializadas 3.478 unidades no total, somadas as vendas do sedan e do crossover. Embora estes números possam parecer pouco surpreendentes, é preciso considerar que se trata de um projeto totalmente novo, fundado em 2014 por antigos executivos da GAC Motors com o respaldo de um ex-executivo do Alibaba e o fundador da Xiaomi. Entre a lista de investidores podemos encontrar empresas importantes como Alibaba, Foxconn e IDG Capital.
Desde o início da comercialização de seus primeiros modelos, as vendas não pararam de crescer e este mês de setembro significou um aumento de 145% com relação às vendas do mesmo mês do ano anterior. Quanto ao terceiro trimestre deste ano, as vendas totais foram de 8.578 unidades, outro recorde para a empresa com um aumento de 266% com relação ao terceiro trimestre de 2019.
A verdade é que as vendas da Xpeng Motors ou Xiaopeng Motors dispararam graças sobretudo à chegada ao mercado do seu segundo modelo, o Xpeng P7 sedan, que estreou no último mês de junho. Por modelos, do Xpeng P7 foram comercializadas 2.573 unidades em setembro e 6.210 em todo o terceiro trimestre. Enquanto que do Xpeng G3 foram vendidas 905 unidades em setembro e 2.368 entre julho e setembro. Um bom presságio para esta jovem marca.