PROTON PERSONA RECEBE ATUALIZAÇÃO
A marca malaia Proton continua com a apresentação de seus novos modelos e depois da estreia do Perdana que aconteceu no mês de junho, agora chegou a vez do novo Persona, que se renova completamente com uma nova estética exterior, um interior melhorado, além de um equipamento mais completo.
O novo Proton Persona se baseia na mesma plataforma do hatchback Iriz, com o qual compartilha também a mesma distância entre-eixos de 2.550 mm. O sedan mede 4.387 mm de comprimento e conta com um porta-malas de 510 litros de capacidade, que pode ser ampliado se forem rebatidos os encostos dos bancos traseiros.
Em termos de design, o novo Persona se inspira no Iriz, embora receba algumas leves modificações que são suficientes para permitir diferenciar ambos os modelos de forma clara. No caso do sedan, tanto os grupos ópticos dianteiros como a grade são mais finos e estilizados, enquanto que a grade inferior conta com um desenho diferente e os faróis antineblina são de formato circular no lugar de retangular.
Em relação ao interior, a maioria dos elementos é comum com o hatchback, incluindo o painel, a instrumentação, o volante de três raios e a tapeçaria. O equipamento de série é bem completo e inclui freios ABS com EBD, airbags frontais, controle de estabilidade, controle de tração e assistência na partida em rampas.
As versões mais equipadas acrescentam até seis airbags, vidros elétricos dianteiros e traseiros, computador de bordo, acesso sem chave, partida por botão, volante multifuncional, retrovisores com ajuste elétrico, sistema de infotainment com tela táctil, Bluetooth, câmera de ré, sistema de navegação integrado, rodas de liga leve, etc.
A oferta de motores contempla unicamente um motor a gasolina VVT de 1.6 litros e 107 cv, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática do tipo CVT. O consumo homologado é de 17,85 km/l com a transmissão manual e de 16,4 km/l com a CVT.
Inicialmente o novo Proton Persona está disponível na Malásia com um preço de entrada de 46.350 ringgits, ou seja, cerca de 37.000 reais ao câmbio atual. Em pouco tempo chegará a outros mercados vizinhos e em uma etapa posterior ao resto dos mercados internacionais.