PROTON RETORNA AO MERCADO SUL AMERICANO COMEÇANDO PELO CHILE

A marca de origem malaia prepara o seu retorno à América do Sul, com uma oferta inicial que será composta por dois modelos. O desembarque da Proton no Chile já vinha se arrastando por dois anos e foi possível graças a um acordo de livre comércio selado entre o Chile e a Malásia.
Em busca de novos mercados, a Proton, que atualmente também é proprietária da Lotus, vê na América do Sul um possível potencial e o Chile foi o primeiro país escolhido desse grande mercado. O desembarque no Chile está previsto para os primeiros dias do próximo mês de abril, com um portfólio de modelos que inicialmente será composto pelos Prevé e Exora, mas antes de terminar o ano, chegará também o Saga.
O Prevé é um sedan que será oferecido com um motor de 1.6 litros em versões de 120 cv e turbo de 150 cv, que podem ser acoplados tanto a uma transmissão manual como a uma CVT. O Exora é um monovolume com espaço para sete ocupantes, que contará com uma oferta mecânica similar, embora inicialmente somente seja oferecido com o motor turbo. Logo chegará a vez do sedan Saga, de design um pouco mais antiquado, para completar a oferta inicial.
A Proton esteve presente no Chile entre os anos de 1994 e 1998, conseguindo comercializar um total de 3.000 veículos. Para essa nova etapa, planejaram um objetivo de vendas de 1.500 unidades para o primeiro ano, que pensam ampliar até alcançar as 6.000 unidades em um prazo de três anos, quando sua linha alcançar os cinco ou seis diferentes modelos.