PRÓXIMO AUDI A8 SERÁ TOTALMENTE AUTÔNOMO
A próxima geração do Audi A8, com lançamento previsto para 2016, deverá tornar-se no primeiro automóvel autônomo de produção em série, dispensando a ação do motorista.
A notícia surge apenas três dias depois de um RS7 Sportback, equipado com tecnologia de condução autônoma, completar uma volta em alta velocidade no Circuito de Hockenheim.
Segundo o diretor de produto e tecnologia da Audi, Stefan Moser, um carro controlado por computador “será sempre melhor do que os seres humanos”, uma vez que não “precisa telefonar, não olha para as mulheres bonitas, enfim, sem distrações".
O sistema que será utilizado no novo A8 contará com tecnologia mais avançada que a utilizada no RS7, uma vez que um carro autônomo “deverá funcionar em todas as situações e circunstâncias”, e não apenas em circuito fechado, onde não há tráfego, defende Moser.
O protótipo do novo A8 deverá ser apresentado em novembro, durante o Salão de Los Angeles. O lançamento no mercado europeu está agendado para 2017.
A notícia surge também no momento em que a Tesla se prepara para introduzir o Model S com um sistema de condução semi-autônoma. Este sistema, que utiliza câmeras que analisam a estrada e um sonar que monitora em 360 graus de forma a detectar o trânsito e obstáculos, permite imobilizar o Model S completamente de forma autônoma.