PRÓXIMO FERRARI F458M TERÁ MOTOR V8 TWIN TURBO
Desenvolvido internamente com o nome de código “142M”, o sucessor do Ferrari F458 Italia tem apresentação marcada para 2015 no Salão de Genebra. O carro será propulsionado por um novo motor V8 Twin Turbo, que apesar de uma cilindrada inferior terá capacidade para extrair níveis de potência e de torque superiores. O downsizing no motor V8 de 4.5 litros do atual F458 Italia é uma exigência para cumprir com as taxas fiscais chinesas, que penalizam motores com mais de 4.0 litros de capacidade, um dos motivos que mais prejudicou as vendas do modelo na China.
O futuro bloco deverá ser uma unidade baseada no motor do Ferrari California T apresentado recentemente (na imagem). No conversível o motor apresenta uma potência de 560 cv, mas espera-se que no próximo Ferrari F458M este valor seja superado em 100 cv. Estes valores significam também uma diferença considerável para o atual F458 Italia, que apresenta 578 cv e um torque de 540 Nm. Com o esportivo desenvolvido sob o nome de código “142M” alcançando os 666 cv e um torque de 745 Nm, significa que o próximo F458M será capaz de superar modelos como o recente McLaren 650S (que tem 641 cv e um torque de 677 Nm).
Outras características já desvendadas sobre o motor Twin Turbo do modelo italiano são o ajuste automático para otimizar a combustão em cada cilindro e ainda uma elevada taxa de compressão. Para lidar com os elevados níveis de potência alcançados, a Ferrari deverá utilizar a transmissão de dupla embreagem e sete velocidades da Getrag. Fabricado com base em uma evolução da plataforma de alumínio do atual F458 Italia, outro dos atributos deste Ferrari com apresentação marcada para Genebra 2015 será a sua superior eficácia aerodinâmica.