PRÓXIMO PEUGEOT 308 PODERÁ CHEGAR COM UMA VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN E ATÉ AWD PARA A VERSÃO ESPORTIVA
Os hatches resistem a desaparecer frente à crescente onda SUV em todo o mundo, alguns dos mais importantes já foram atualizados, enquanto que outros estão esperando um pouco mais para fazê-lo. O Peugeot 308 está terminando o desenvolvimento de sua próxima geração, que além de oferecer as tradicionais versões a gasolina e diesel, também contará com opções híbridas plug-in.
Fala-se em pelo menos uma versão mais focada na vida cotidiana, que utilizará um novo motor de 1.6 litros turbo, apoiado por um motor elétrico que também fornecerá força às rodas dianteiras. Teoricamente usará uma versão atualizada da plataforma EMP2 que já vem sendo empregada atualmente.
O mais interessante chegará para aquela que será sua versão esportiva que atualmente conhecemos como 308 GTI. Neste caso, os britânicos da Autocar informam que a próxima geração do modelo mais potente será preparada pela nova divisão de alto desempenho chamada Peugeot Sport Engineered. Esta divisão só produzirá versões esportivas apoiadas por sistemas elétricos, por isso que o 308 poderá receber um powertrain - híbrido plug-in - composto pelo mesmo motor 1.6 turbo, mas apoiado por outros dois motores elétricos, um que complemente o eixo dianteiro e outro encargado do eixo traseiro, com uma potência superior aos 300 cv para enfrentar o novo Volkswagen Golf R.
Este sistema híbrido plug-in não é completamente novo, uma versão do mesmo já foi usada no Peugeot 3008 PHEV, de modo que sua adaptação à nova geração do hatch será relativamente simples. Cabe destacar que aparentemente com esta mudança, os esportivos apoiados por sistemas elétricos não deverão receber a denominação GTI, para levar um nome que faça referência ao seu powertrain híbrido plug-in.
Embora o 308 GTI atual tenha demonstrado ser uma grande opção de esportivo, sua próxima geração terá como objetivo brigar com os modelos mais emblemáticos deste segmento.