PSA E DONGFENG AMPLIAM SUA COLABORAÇÃO NA CHINA ATÉ 2037

O Groupe PSA está decidido a reforçar sua posição na China, um mercado fundamental para a indústria automobilística. Até hoje, o importante conglomerado francês vinha operando no gigante asiático junto com seu sócio local, o Dongfeng Motor Group. Agora, ambas as empresas decidiram firmar uma extensão do seu acordo de colaboração.
Groupe PSA e Dongfeng Motor Group estenderão seu contrato de joint-venture até o ano de 2037. Portanto, e uma vez que se materialize esta decisão através da assinatura de ambas as partes, o futuro dos dois fabricantes em território chinês estará ligado por um período mais longo. O acordo também permitirá acalmar as águas desde que surgiu a preocupação sobre o futuro desta associação após o acordo PSA/FCA.
A joint-venture mantida entre PSA e Dongfeng na China foi estabelecida em 1992 e tem sua sede central na cidade de Wuhan, localizada na região de Hubei. Sob o nome de Dongfeng Peugeot Citroën Automobile Co, suas participações estão divididas em partes iguais entre Dongfeng e PSA.
Através desta empresa o Groupe PSA pôde comercializar na China modelos de marcas importantes como Peugeot e Citroën. A Dongfeng Peugeot Citroën Automobile Co colheu seu melhor registro em 2015 com aproximadamente 700.000 veículos comercializados. Em 2019 suas vendas se situaram em 113.600 unidades, muito longe daquela cifra. E como caberia esperar, neste exercício, a má situação que a PSA já arrastrava no mercado chinês deverá somar os efeitos negativos que está tendo a pandemia do coronavírus sobre o setor automobilístico.
Com o objetivo de dar uma reviravolta, o Groupe PSA fixou um ambicioso roteiro que inclui mais de dez lançamentos entre modelos totalmente novos e renovados. Alguns destes novos modelos já foram introduzidos, como o Citroën C3 L, Peugeot 2008 e Peugeot 508 L.
Por outro lado, e como parte desta ampliação da duração da joint-venture, PSA e Dongfeng trabalharão conjuntamente para produzir alguns modelos na China que serão destinados à exportação. Além disso, ambas as partes seguirão reestruturando a empresa conjunta para torná-la uma empresa mais eficaz.
Em 2019 o Groupe PSA decidiu romper com a Changan Automobile, colocando assim um ponto final na joint-venture que mantinham na China depois de colher muitos maus resultados desde o seu início em 2011. Depois de encerrar esta relação, todos os esforços da PSA na China passarão por reforçar sua relação com a Dongfeng.