PSA OBRIGA A OPEL DEIXAR DE FABRICAR ALGUNS MODELOS

A PSA está esboçando um plano de negócio para a Opel. Entretanto, de acordo com os alemães da Auto Motor und Sport, a austeridade poderá implicar o fim de alguns modelos da marca de Rüsselsheim.
Um dos modelos que nem sequer chegará nascer é o SUV do segmento D. Também ficará de fora dos planos do grupo francês o sucessor do Opel Mokka X (na imagem). O fim desse crossover do segmento B prende-se ao fato da tecnologia utilizada nesse modelo ser de origem GM, especificamente a plataforma, que teria de ser paga aos americanos. Isso significa que o sucessor do Corsa será fabricado com base em uma arquitetura PSA.
A PSA é muita clara em relação aos objetivos para a sua linha: uma média de 92,6 g/km de emissões de CO2 até 2021, incluindo os modelos da Opel. Dessa forma, o grupo desenvolveu plataformas que possam suportar diesel e gasolina, além dos híbridos e 100% elétricos. De acordo com Carlos Tavares, CEO da PSA, a Opel falhou neste capítulo, sendo necessário acelerar o processo de transferência de tecnologia francesa para a nova marca do grupo.
Estão nos planos também, as mudanças na força de trabalho da Opel. No entanto, e por enquanto, estão garantidos os 19 mil empregos na marca alemã até o final do próximo ano. Já o mesmo não se pode dizer de alguns trabalhadores da fábrica da Vauxhall, em Ellesmere, no Reino Unido, onde é fabricado o Astra. Cerca de 25% dos 1.600 funcionários da fábrica deverão perder o emprego. Tudo será confirmado nas próximas semanas.