RADICAL SR1 XXR: O MODELO DE ACESSO ESTREIA MELHORIAS E UM MOTOR DE 202 CV

A marca britânica Radical Motorsport, fabricante de barchetas de circuito das mais interessantes, acaba de lançar o primeiro pacote de melhorias em seis anos para o seu modelo de acesso à linha, o Radical SR1, que agora apresenta uma versão denominada XXR.
O modelo de circuito recebe uma carroceria redesenhada e uma série de melhorias para o motor, um bloco de 1.3 litros e 4 cilindros com 83 kg de peso, que agora desenvolve 202 cv de potência e um torque máximo de 163 Nm.
Entre as modificações destacam-se novos componentes, como um coletor de admissão, alternador, motor de arranque e uma bomba de óleo. Este motor surge acoplado a uma transmissão sequencial de 6 velocidades, que envia toda a força exclusivamente às rodas traseiras.
De acordo com o fabricante, o motor de 4 cilindros agora atinge a temperatura ideal mais rápido e foram alongados os períodos de manutenção, requerendo uma troca de óleo a cada 10 horas de uso, em vez das 6 horas do modelo anterior.
A suspensão Nik-link conta com trapézios desiguais e há articulações ajustáveis e barras estabilizadoras intercambiáveis. Além disso, a nova carroceria estreia una aleta junto ao aerofólio traseiro que, segundo a marca, toma inspiração dos carros LMP de corridas de resistência.
No pequeno habitáculo aberto podem ser solicitados um ou dois bancos, e encontramos uma instrumentação AIM MXS com informação da marcha engrenada, luzes para indicar o momento da troca de marcha e um sistema de coleta de dados.
Na lista de opcionais há elementos como um sistema de dados melhorado que inclui GPS, um sistema de monitoramento da pressão do sistema de freios, sensores de direção e um silencioso para o escape que permite utilizar o SR1 em pistas onde haja limitações de som.
O fabricante britânico já está aceitando pedidos deste novo SR1 XXR, cuja produção começará neste mesmo verão europeu de 2024, embora por enquanto não tenha sido anunciado o preço do modelo.
Cabe lembrar que, acima do SR1, a Radical já introduziu no final do ano passado o SR3 XXR, com um motor de 1.5 litros com 235 cv, equipamento de freios melhorado e um design também renovado, com uma aleta posterior similar à do SR1.