RARO EXEMPLAR DO AC SHELBY COBRA 427 S/C ORIGINAL ESTÁ À VENDA NOS ESTADOS UNIDOS

Não existem muitos modelos clássicos americanos cujo valor supere o milhão de dólares, mas este sem dúvida é um deles. O Shelby Cobra 427 é um dos modelos mais copiados de todos os tempos, e hoje em dia seguem existindo muitas empresas que fabricam e comercializam réplicas desse modelo, por isso, é mais fácil encontramos uma réplica que um modelo autêntico.
Na verdade, os exemplares autênticos desse modelo são muito raros, não só porque foram fabricados durante um curto período de tempo há décadas, mas também porque foram fabricados poucos exemplares, por isso que à sua espetacular natureza devemos somar sua extrema raridade.
Se o Shelby Cobra 289 original, dotado de um motor V8 Ford de 289 polegadas cúbicas (4.74 litros) já era muito competitivo, quando Carroll Shelby decidiu montar no carro um V8 Big Block 427 (7.0 litros) simplesmente se tornou em algo selvagem. Em suas especificações de competição - que era o seu verdadeiro objetivo - esse motor 427 de origem Ford entregava pouco mais de 500 cv, o que montado no chassi simples do Cobra significava uma receita mais do que radical.
A intenção de Shelby era a de criar uma versão de competição mais radical, por isso teve que modificar o chassi original do Cobra 289, procedente de um Bristol, para aumentar sua largura e poder acomodar uma nova suspensão e pneus mais largos, assim como o motor de maior tamanho e peso.
A ideia original era conseguir a homologação da FIA, mas quando os inspetores da federação passaram para realizar a devida inspeção, constataram que Shelby havia fabricado somente 51 dos 100 chassis necessários, por isso que nunca receberam a homologação. Muitos desses chassis se tornaram versões de rua, mantendo grande parte de sua configuração de competição, sendo identificados pelas siglas ‘S/C’ de ‘Semi-Competition’, como é o caso desse exemplar que conta com o número de chassi CSX 3040.
Essa unidade já passou por várias mãos, mas seu estado é absolutamente impecável, além disso, passou recentemente pelas mãos de Mike McCluskey, conhecido especialista no modelo, que o submeteu a inúmeros tratamentos para devolver-lhe ao estado que saiu da fábrica de Shelby nos anos sessenta. Hoje em dia conta com todos os seus elementos originais, incluindo todos os painéis da carroceria e sua instrumentação, por isso as estimativas de venda apontem para um valor entre 2 e 2.4 milhões de dólares.