RENAULT 4EVER: UM NOVO CROSSOVER URBANO ELÉTRICO CHEGARÁ EM 2025

Há apenas alguns meses foi celebrado o chamado Renault eWays ElectroPop, que permitiu conhecer algumas das chaves mais importantes do roteiro que a Renault seguirá em seu particular processo de eletrificação. Uma das primeiras novidades fruto desse plano estratégico acaba de estrear. Trata-se do novo Renault Mégane E-Tech Electric, o esperado compacto elétrico que foi revelado no âmbito do Salão de Munich 2021.
O próximo grande lançamento programado na agenda da Renault está marcado para o próximo ano. E trata-se nem mais nem menos do novo Renault 5 elétrico. Um interessante utilitário que recupera uma icônica denominação comercial na marca do losango. No entanto, a ofensiva elétrica da Renault não irá parar nisso. Alguns anos mais tarde está previsto que veja a luz o novo Renault 4ever.
O novo 4ever está programado para ser lançado em 2025. Na linha Renault se posicionará como uma alternativa mais aventureira ao mencionado Renault 5. Um crossover urbano que estará destinado a desempenhar um papel protagonista e ajudar a impulsionar a transição para a mobilidade urbana elétrica. E embora este modelo seja batizado como Renault 4, apenas guardará relação com o carro clássico francês.
A reinterpretação moderna e elétrica do Renault 4 original, que foi produzido entre 1961 e 1994, estará sustentada pela plataforma CMF-BEV. Uma arquitetura dedicada especificamente para veículos elétricos pequenos. É a mesma plataforma que sustentará o novo Renault 5. Agora, o novo 4ever será um pouco mais caro e estará um escalão acima.
Além da mencionada plataforma, o novo 4ever se beneficiará de uma nova tecnologia de baterias e motores elétricos desenvolvidos dentro do Grupo Renault. Em comparação com o atual Renault ZOE, modelo que não terá sucessor direto e se despedirá de todos nós em 2024, o novo 4ever será até 33% mais econômico de fabricar. A arquitetura CMF-BEV permite dispor de uma autonomia máxima de 400 quilômetros e utilizará um motor de 100 kW (136 cv).
Embora não tenha sido confirmado oficialmente, as informações atuais assinalam que o 4ever será fabricado na chamada Renault ElectriCity situada no norte da França. Veiculo, bateria e motores levarão a etiqueta ‘Made in France’.
Os rumores de um possível regresso à vida do Renault 4 foram confirmados na ocasião pelo próprio Luca de Meo, CEO do Grupo Renault. Este novo modelo ajudará a empresa alcançar seu objetivo de que 90% de suas vendas na Europa correspondam a veículos totalmente elétricos em 2030.
À frente do projeto estará Gilles Vidal, Chefe de Design da Renault. Será o principal artífice do regresso à vida do Renault 4. Será um dos 10 novos elétricos que a marca havia se comprometido a introduzir até 2025.