RENAULT 5 TOUR DU MONDE: O ‘CINCO’ QUE DEU A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS
Um dos clássicos da literatura, não só francesa, mas universal, é ‘A volta ao mundo em 80 dias’, de Júlio Verne. Em 1972, justamente um século depois da publicação da obra, dois jovens franceses quiseram dar sua particular volta ao mundo em 80 dias, mas fizeram isso a bordo deste Renault 5 Tour du Monde.
A Renault está celebrando um importante aniversário. Neste ano de 2022, o Renault 5 completa 50 anos e para comemorar esta data, a marca francesa vem desenvolvendo diversas atividades ao longo de todo o ano. Agora, o centro Renault Classic acaba de restaurar este R5 que deu a volta ao mundo em 80 dias para exibi-lo, embora tenha deixado a carroceria exatamente como ficou naquela viagem.
Christian Callission, de 28 anos, e Richard Lindor, de 33, eram dois jovens apaixonados por viagens. Um dia, estavam em Cingapura e tiveram uma ideia. Os dois estavam cansados de conduzir pela França, então que tal percorrer o mundo ao longo de 40.000 quilômetros visitando muitos países? Mas seria de uma maneira muito especial, com um R5 emprestado, do qual os bancos traseiros foram removidos para converter a zona posterior em um ‘quarto’ de dormir.
A viagem começou à meia-noite do dia 5 de julho de 1972, de Le Havre, no norte da França. A bordo de um Renault 5 TL, com motor de 956 centímetros cúbicos e 47 cv, partiram para a Alemanha, até chegar à Munich, e depois à Suíça. Depois, chegaram à Espanha, atravessando de novo a França. Depois de 36 horas de deixar Munich, estavam em Algeciras para pegar o ferry rumo ao Marrocos.
Do Marrocos, atravessaram toda a África de norte a sul, alcançando velocidades médias de 120 km/h pelo deserto, até que o calor se fez sentir. Quando finalmente chegaram à Cidade do Cabo, com três dias de atraso sobre o horário previsto, embarcaram para América do Sul. Buenos Aires lhes esperava.
De Buenos Aires, partiram para a Bolívia, onde fizeram uma parada em sua capital, La Paz, para seguir até Lima e Quito. Continuaram atravessando todo o sul da América até o norte, para chegar ao Panamá. Depois de superar todo tipo de inconstâncias, cruzaram a América Central, chegaram a Vera Cruz, no México e cruzaram a fronteira com os Estados Unidos.
Finalmente, Callission e Lindor chegaram a New York, de onde embarcaram rumo para casa. O Renault 5 Tour du Monde percorreu um total de 40.000 quilômetros em 80 dias, dos quais, 35 foram em barco, cruzando o Atlântico. Missão cumprida, senhor Júlio Verne.