Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. RENAULT ALTICA CONCEPT: APRESENTADO NO SALÃO DE GENEBRA 2006, ADIANTAVA A TERCEIRA GERAÇÃO DO MÉGANE

Notícias

RENAULT ALTICA CONCEPT: APRESENTADO NO SALÃO DE GENEBRA 2006, ADIANTAVA A TERCEIRA GERAÇÃO DO MÉGANE

07/03/2021

Voltar
RENAULT ALTICA CONCEPT: APRESENTADO NO SALÃO DE GENEBRA 2006, ADIANTAVA A TERCEIRA GERAÇÃO DO MÉGANE

Apresentado no Salão de Genebra de 2006, pode ser que o Renault Altica Concept não seja um dos protótipos mais lembrados da marca francesa, que nas últimas décadas surpreendeu com autênticos exercícios de estilo de tirar o fôlego, que serviram de inspiração para uma infinidade de modelos de produção.

Algo parecido aconteceu com o Altica que aparece nas imagens, cujos traços ajudaram os designers da Renault a dar forma à terceira geração do Mégane, um best-seller que chegou ao mercado por volta de 2008.

É claro que algumas das soluções engenhosas adiantadas pelo Altica se perderam pelo caminho, como as portas de abertura vertical e uma carroceria que, se observada a partir da lateral ou da parte traseira, exibia certos traços do que hoje em dia qualificaríamos como um shooting brake.

Em termos de dimensões, o Altica anunciava 4.27 metros de comprimento, 1.83 de largura e 1.36 de altura, combinadas com uma distância entre os eixos de 2.62 metros. Para que se tenha uma ideia, por exemplo, era maior que o Mégane da época, mas menor que a versão perua da linha, conhecida como Grand Tour.

Por outro lado, o habitáculo era bastante revolucionário e futurista para aquela época. Contava com quatro bancos individuais e os traseiros podiam ser dobrados por completo, convertendo o carro em um modelo de dois lugares, assegurando um gigantesco porta-malas, com 1.300 litros de capacidade.

Com relação aos bancos dianteiros, eram fixos. Deste modo, para obter a posição de condução ideal, o usuário devia utilizar a função de regulagem elétrica, que incluía os pedais e o conjunto formado pelo volante, a instrumentação e os comandos de controle.

Sem dúvidas, do ponto de vista estético, o traço mais chamativo era a utilização de portas do tipo tesoura, ao mais puro estilo da Lamborghini, embora o modelo equipasse outras soluções bastante engenhosas, como um sistema de aerodinâmica ativa.

Outro aspecto de destaque eram os faróis, com entradas de ar debaixo deles e diferentes modos de funcionamento, incluindo as luzes de condução diurna, que naquela época não eram tão comuns como agora. O conjunto era arrematado por uma carroceria bitom, um grande teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 21 polegadas.

Na parte mecânica, o Altica contava com um motor turbodiesel de 2.0 litros e 4 cilindros em linha, que entregava 177 cv de potência. Em essência, era o mesmo 2.0 dCi que equipava o Laguna da época, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades.

Quanto aos dados técnicos que foram inforrmados na época, o concept anunciava uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7.5 segundos e um consumo médio homologado bastante baixo, de 18.9 km/l.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

2006 - RENAULT ALTICA CONCEPT

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter