RENAULT APRESENTARÁ UM NOVO MOTOR A GASOLINA 1.0 TCe EM 2018

A Renault continua sua estratégia de novos motores. Há alguns dias mostramos aqui que a linha Scénic será a primeira a utilizar o novo motor a gasolina de 1.3 litros TCe em três níveis de potência: 115, 140 e 160 CV. Agora, a marca francesa já está preparando um novo lançamento.
O endurecimento das normas de emissões e o novo ciclo de medição de emissões em condições reais, que serão mais rígidas em 2018, obrigaram a Renault a otimizar na medida do possível sua linha de motores, então o atual três cilindros de 0.9 litros TCe passará para uma vida melhor neste novo ano que começa em pouco menos de um mês.
Dessa forma, a próxima novidade da marca francesa será um novo motor a gasolina que mantém a arquitetura de três cilindros, mas eleva a cilindrada em 0,1 litros para contar com uma capacidade justa de 1.0 litro. Com injeção direta e turbocompressor, também herda a distribuição variável de válvulas do novo bloco de 1.3 litros TCe, controlando o tempo de abertura de admissão e de escape em função da demanda de potência do condutor, a velocidade do motor e o curso do pedal do acelerador.
O novo motor a gasolina 1.0 TCe desenvolverá basicamente uma potência de 95 cv, mas terá um nível de potência a mais, que se situará entre 120 e 125 cv. Em função do nível de potência e do modelo, surgirá acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automática de dupla embreagem e sete velocidades EDC.
Por enquanto, não foi divulgada a data de comercialização desse novo propulsor, mas estima-se que surgirá no segundo semestre de 2018. Tendo isso em conta, é possível que a Renault o monte no Twingo e conceda um pouco mais de potência no Twingo GT, assim como a Nissan o monte no novo Micra.
A previsão da Renault também passa por montá-lo na linha da Dacia, embora ainda seja necessário saber se o fabricante francês o montará no Clio atual ou aguardará mais um ano até a apresentação da quinta geração do Clio que deve chegar em 2019, assim como os futuros Captur e Kangoo, todos em desenvolvimento.