RENAULT AUSTRAL: O NOVO SUV QUE SUBSTITUIRÁ O KADJAR ENCARA A RETA FINAL DO SEU DESENVOLVIMENTO

O processo de desenvolvimento do novo Renault Austral já enfrenta a reta final. A marca francesa pisou no acelerador com o objetivo de dar vida a um crossover compacto totalmente novo que seja capaz de enfrentar os líderes e referências de uma categoria realmente concorrida. Modelos como o Peugeot 3008 e o Nissan Qashqai estão na alça de mira do novo Renault Austral.
A Renault decidiu divulgar um novo e interessante adiantamento oficial do Austral, o novo SUV que substituirá o atual Renault Kadjar. Um modelo que, infelizmente, passou despercebido pelo segmento C-SUV. Agora, a marca do losango está decidida a remediar esta situação com um produto mais comprometido e que, como veremos mais adiante, aposta na eletrificação.
As imagens divulgadas pela Renault mostram um protótipo do novo Austral exibindo uma característica camuflagem que deixa entrever de maneira clara como serão as formas do design exterior. Inclusive se vislumbram os grupos ópticos dianteiros e traseiros. Estas ‘camuflagens promocionais’ estão se tornando muito populares no setor automobilístico.
O fabricante francês dá uma ênfase especial ao fato de que durante toda a fase de desenvolvimento dos protótipos, eles foram submetidos a duros e exigentes testes em estrada. Uma frota de uma centena de veículos irá rodar 2 milhões de quilômetros. Os protótipos percorreram estradas da França, Espanha, Alemanha e Romênia. No total serão percorridos 600.000 km em condições reais por estradas abertas ao tráfego, enquanto que também serão realizados um total de 1.400.000 km em circuito.
Todos os testes realizados (e que segue realizando) pela Renault com os protótipos do novo Austral permitem validar as regulagens da plataforma CMF-CD3, as motorizações, os assistentes à condução, o isolamento acústico e o conforto que oferece o sistema de suspensão, com a premissa de oferecer o melhor produto possível.
Quanto à parte mecânica, a eletrificação desempenhará um papel de destaque. O Kadjar só é oferecido com motores gasolina e diesel convencionais. Isso mudará com o novo Austral. É que a linha será composta exclusivamente por motores a gasolina eletrificados.
A Renault confirmou que na oferta mecânica poderemos encontrar uma motorização E-Tech Híbrida de nova geração, um motor 1.3 litros TCe híbrido leve (MHEV) de 12 volts e o novo motor 1.2 litros TCe também híbrido leve, mas com um sistema de 48 volts. A potência máxima alcançará os 200 cv.
A produção em série do novo Austral será realizada nas instalações que o Grupo Renault possui na Espanha. Mais concretamente na fábrica de Palencia.