RENAULT BE BOP CONCEPT: HÁ 20 ANOS A MARCA FRANCESA MOSTRAVA UMA PERSPECTIVA DIFERENTE PARA OS MONOVOLUMES
Se analisarmos a história da Renault, descobriremos alguns protótipos muito interessantes. E mais, a forma em que a marca previa o futuro é bastante notável. Um deles é o Be Bop Concept.
Com este veículo, o fabricante francês queria aportar uma perspectiva diferente ao segmento dos monovolumes, muito popular em 2003. Apresentado no Salão de Frankfurt, o Be Bop dispunha de duas versões diferentes, o SUV e o Sport.
Este modelo de 4 metros de comprimento contava com uma carroceria muito interessante, com um design arredondado, tipo ‘gota d’água’, e linhas muito suaves. Infelizmente, não dispomos de nenhuma informação sobre o coeficiente aerodinâmico do veículo, mas certamente era bom.
O Be Bop Sport era impulsionado por um motor turbo de 2.0 litros e 4 cilindros utilizado no Mégane Sport, que desenvolvia 225 cv e surgia acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades. Por outro lado, a versão SUV se conformava com um motor também a gasolina, mas sem o turbo, de 1.6 litros e 115 cv, herdada igualmente do compacto francês.
Além da forma exterior, o habitáculo também chamava bastante a atenção. A coluna branca que passava pelo centro do habitáculo abrigava os controles eletrônicos e a alavanca da caixa de câmbios. Tampouco faltava um enorme teto de vidro para gerar uma grande luminosidade.
Próprio de um monovolume, o Be Bop contava com vários espaços porta-objetos distribuídos de forma inteligente por todo o habitáculo. Além disso, os bancos traseiros podiam ‘desaparecer’ debaixo dos dianteiros a fim de incrementar o espaço de carga.
No caso do Sport, os bancos tinham apoios laterais mais marcados, algo habitual em um veículo de estilo esportivo, mas não eram muito confortáveis para viajar muito tempo. Aliás, diversas informações como a navegação e o equipamento de som eram centralizados em uma tela, uma configuração própria de um veículo atual.
Na época, a Renault não considerou levar à produção este protótipo, mas quem sabe, a versão SUV poderia converter-se hoje em um sucesso de vendas.