RENAULT CAPTUR 2025: DESIGN INOVADOR NO RESTYLING DO SUV FRANCÊS

Mais ou menos um ano após atualizar o Clio, a Renault apresenta o restyling do seu bem-sucedido SUV de estilo urbano: o Renault Captur 2025. E assim como ocorreu com o utilitário, as mudanças foram maiores do que se poderia esperar de uma atualização de meio ciclo de vida comercial.
Um modelo que, lembrando, é fabricado na planta espanhola da marca francesa de Valladolid, de onde já saíram 2.2 milhões de exemplares, que foram distribuídos ao longo de 90 países, em seus 10 anos de vida.
Esse restyling é obra do francês Gilles Vidal, diretor de Design da Renault, responsável em dar uma nova imagem à empresa, junto com a espanhola Paula Fabregat, Design Projects Director da marca. E ele está conseguindo, afinal de contas, basta dar uma olhada neste Captur 2025, que visto de frente, parece um modelo completamente novo.
Design exterior
Em primeiro lugar, o que mais chama a atenção na parte frontal são os novos faróis LED, mais estreitos, com luzes de circulação diurna que também estreiam assinatura luminosa.
Uma lista de novidades à qual também se somam a grade, os para-choques, as diferentes entradas de ar e o renovado logotipo da marca, cada vez menor. E, como diz Paula Fabregat: “Não precisamos mostrar o logotipo, as pessoas já reconhecem o carro como um Renault”.
Dependendo do acabamento (Evolution, Techno ou Esprit Alpine), as rodas podem ser de 17, 18 e até 19 polegadas, algo nunca visto no modelo até agora. Além disso, como já costuma ser habitual, no de estilo mais esportivo, se busca potenciar ao máximo a imagem do conjunto.
E tudo complementado por uma carroceria bicolor, que oferece 14 opções cromáticas diferentes, tomando como base seis cores, Pearl White, Oyster Grey, Starry Black, Gunmetal Grey, Iron Blue e Flame Red, que podem ser combinados com os denominados Highland Grey, Starry Black ou Perle Beige, como contraste no teto e nas carcaças dos retrovisores.
Por outro lado, talvez o mais chamativo da traseira sejam as lanternas transparentes, em um modelo que mantém suas dimensões, com 4.24 m de comprimento, 1.80 m de largura e 1.58 m de altura, combinadas com uma distância entre os eixos de 2.64 m.
Design interior
Em princípio pode ser que esse aspecto pareça menos inovador, mas devemos destacar uma importante novidade, dentro de sua categoria: o equipamento multimídia OpenR Link com sistema Google integrado (na verdade, o sistema operacional Android Automotive 12). E se funcionar tão bem como em outras novidades da marca, sem dúvida, poderá ser um fator diferencial.
Um sistema que, aliás, conta com Google Maps, assistente de voz do Google e o acesso à loja de aplicativos do Google, com cerca de 50 apps atualmente, assim como sua compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Tudo, em um habitáculo configurado com a já clássica tela dupla em forma de ‘L’: 10.25 polegadas e formato horizontal, para a instrumentação (que pode mostrar a informação do Google Maps, por exemplo), e 10.4 polegadas em posição vertical, para o sistema multimídia.
Em termos de espaço, parece que tudo se mantém sem alterações, incluindo um banco traseiro com regulagem longitudinal de 16 centímetros, que também influi em um porta-malas que oscila entre 484 e 616 litros, nas versões a gasolina e GLP, e entre 348 e 480 litros, nos E-Tech Full Hybrid.
Além disso, os estofamentos e acabamentos variam em função do acabamento escolhido, e a Renault anuncia um total de 24.7 litros distribuídos pelos diferentes espaços interiores, incluindo um porta-luvas com 7 litros de capacidade.
Motores
De início, o novo Renault Captur 2025 oferece uma gama com um total de cinco motores diferentes, na qual já não surpreende a ausência de um motor diesel e onde predominam as opções eletrificadas. Em relação ao PHEV, que já estava ‘perdido’ no modelo anterior, não volta à linha. Em seguida, a motorização está resumida na tabela abaixo:
Versão | Potência | Transmissão |
1.0 TCE 90 | 90 cv | Manual, 6 velocidades |
1.0 TCE 100 GLP | 100 cv | Manual, 6 velocidades |
1.3 TCE 140 Mild Hybrid | 140 cv | Manual, 6 velocidades |
1.3 TCE 160 Mild Hybrid | 160 cv | Automática EDC, 7 velocidades |
E-Tech Full Hybrid 145 | 145 cv | Automática Inteligente |
Por enquanto a Renault não anunciou os preços deste renovado Captur 2025. Mas dentro de pouco tempo haverá informação sobre eles, em um modelo cujas primeiras entregas chegarão à Europa no mês de junho.
O que sabemos é que conta com um total de 28 ajudas à condução, seguirão sendo oferecidos os modos de condução multi-sense, com os programas Eco, Sport, Comfort e Personal, e que poderá ser equipado com o controle de tração ampliado Extended Grip, com os modos neve e todo-terreno, nas versiones E-Tech Full Hybrid equipadas com pneus de 18 polegadas.