RENAULT CLIO 16S GROUPE A DE 1991 QUE PERTENCEU A CARLOS TAVARES, CEO DA STELLANTIS, FOI VENDIDO EM LE MANS

Não é sempre que aparece à venda um carro de corridas que pertenceu a um dirigente máximo de algum grupo empresarial automobilístico. No entanto, no último dia 2 de julho, em um evento celebrado em Le Mans (França), foi leiloado o Renault Clio 16S Groupe A de 1991 que pertenceu a Carlos Tavares, hoje CEO da Stellantis.
Hoje um reputado dirigente industrial e uma das pessoas mais influentes dentro da indústria automobilística, Carlos Antunes Tavares é também um apaixonado pela competição e já participou em cerca de 125 corridas oficiais, conseguindo uma vitória. A última grande atuação aconteceu no ano passado, durante as 24 Horas de Nürburgring, onde acabou em terceiro lugar na categoria SP3T.
Mas, antes mesmo de ser o responsável máximo da Stellantis, um grupo de fabricantes de automóveis que engloba 14 marcas diferentes, Tavares entrou na Renault em 1981 e participou no desenvolvimento técnico do Renault 19 e da segunda geração do Renault Clio. Mais tarde faria o mesmo com a segunda geração do Renault Mégane.
Após um périplo de seis anos na sede americana da Nissan, o executivo português voltaria à França e seria nomeado como diretor geral da Renault, logo abaixo de Carlos Ghosn. Em agosto de 2013 deixou seu cargo na Renault e em abril do ano seguinte se tornaria o responsável máximo do Grupo PSA. Desde janeiro de 2021 ocupa o posto de CEO da Stellantis depois da fusão entre PSA e FCA.
Voltando ao veículo em questão, o Clio 16S foi adquirido novo por Carlos Tavares em fevereiro de 1991. Logo foi modificado segundo as especificações do Grupo A e terminado com as cores esportivas da Renault. Participou em um grande número de eventos entre 1991 e 1994, como o Campeonato da Europa de Rallys, o Rally de Portugal e no Troféu Federal de Circuitos, onde disputou 14 provas.
Em 1998, o Renault Clio 16S Groupe A de 1991 de Carlos Tavares passaria à Coleção Renault. Em 2013 participou nas ‘World Series by Renault’ e agora foi vendido pela Artcurial em um evento em Le Mans por 38.144 euros.