RENAULT CLIO 2024: ESTE É O RESTYLING DO MODELO FRANCÊS
A quinta geração do Renault Clio está no mercado desde 2019 e a verdade é que perdeu um pouco de fôlego comercial em relação ao Captur. Para incrementar seus argumentos e atrair mais clientes, o carro acaba de receber um restyling que passamos a detalhar.
Sem dúvida, a estética do Clio 2024 varia consideravelmente, partindo da nova assinatura luminosa, que estará nos modelos da Renault do futuro e que é inspirada no logotipo da marca. Por outro lado, a grade, de maior tamanho e com padrão xadrez, já vimos muito parecida no Renault Austral.
O esquema de cores da grade flui suavemente dos tons mais escuros próximos ao logotipo, até os mais claros nas laterais exteriores. Segundo a Renault, isso dá à frente mais profundidade e um toque avançado.
Além disso, a linha se amplia com o acabamento Esprit Alpine, que aparece nas imagens e na qual se ressalta ainda mais a nova cara do Clio, graças principalmente à moldura em cinza ardósia fosco do para-choque.
Os estilizados faróis full LED, disponíveis em todas as linhas de equipamentos, são mais compactos que em seu antecessor e combinam até cinco segmentos de alta tecnologia (antes três) que ajustam automaticamente a distribuição da iluminação entre as luzes altas e as baixas.
A parte traseira do Clio também mudou, porém menos. As falsas saídas de ar integradas nas laterais do para-choque traseiro ampliam visualmente a zaga. Em função do acabamento, há diferentes difusores traseiros, com ou sem saída de escape visível.
As lanternas incorporam agora tampas transparentes que revelam o interior, embora em conjunto se pareçam muito às do seu antecessor. Em relação às cores, o Renault Clio 2024 estará disponível com sete opções: Branco Ártico, Cinza Platino, Preto Pérola, Azul Ferro, Vermelho Decir, Cinza Rafal e Laranja Valencia.
No total há cinco jogos de rodas de liga leve de até 17 polegadas. Todas elas incorporam o novo logotipo da Renault em alumínio escovado dentro da moldura central. Além disso, as carcaças dos retrovisores externos estão acabadas em Preto Pérola e as versões Techno e Esprit Alpine estão equipadas com antenas do tipo barbatana de tubarão.
Aliás, o novo Clio mantém as dimensões que seu antecessor, com 4.053 mm de comprimento. Como antes, o porta-malas acomoda até 391 litros (301 litros na versão E-Tech Full Hybrid 145).
A Renault também melhorou significativamente o interior do Clio. No acabamento Techno, os bancos, os painéis das portas e o quadro de instrumentos são estofados com um tecido sustentável especialmente desenvolvido, composto em até 60% por fibras TENCEL, uma fibra de celulose de origem biológica.
Também se dispensa o couro no novo Clio. Em seu lugar, as superfícies são estofadas com TEP, um material reciclado. As cores, os pespontes e as costuras decorativas dos bancos são personalizadas para cada acabamento.
O posto de condução do novo Clio foi totalmente modernizado, mas não foi modificado completamente em termos de design. Conta com uma tela digital com uma diagonal de 7.0 a 10 polegadas, enquanto que de série o carro inclui o sistema multimídia Renault EASY LINK.
O novo Clio conta com 20 sistemas de assistência ao condutor (ADAS). Entre os mais importantes destacam-se o assistente de autopista e congestionamentos (novo, que consegue o nível 2 de condução semiautônoma), a câmera de 360 graus e a frenagem de emergência com detecção de ciclistas e pedestres.
Quanto aos motores, há poucas novidades. O Clio E-Tech Full Hybrid 145 foi mantido, assim como o propulsor a gasolina TCe 90 com transmissão manual de 6 velocidades. Como acesso à linha fica o bloco aspirado SCe de 65 cv, enquanto que, quem se interessar por um motor bifuel (gasolina e GLP), o TCe 100 GLP continua igualmente presente. E sem esquecer da mecânica turbodiesel dCi de 100 cv.
O novo Clio 2024 poderá ser encomendado a partir de junho, mas a Renault ainda não se pronunciou sobre os preços.