RENAULT DESENVOLVE NOVO CONCEITO CHAMADO VALUE UP
O sucesso do Citroën C4 Cactus tem inspirado alguns fabricantes e a Renault foi um deles, e de forma secreta e dentro do Centro de Inovação da Renault em Paris, nasceu um protótipo ainda desconhecido. O protótipo da Renault chama-se “Value Up” e foi concebido com a mesma abordagem de construção leve, eficiente e barato de produzir, exatamente a mesma ideia do C4 Cactus.
A plataforma é nova e servirá de base para a futura linha da Renault, tendo o modelo 3,8 metros de comprimento e se encaixando entre o Twingo e o Clio na atual linha da marca francesa.
O Value Up é um protótipo que utiliza materiais como o bambu para incrementar a rigidez e reduzir o peso, com o Value Up pesando apenas 830 kg. Sabe-se também que o motor é um bloco de três cilindros com 1.0 litro e que está projetado para emitir apenas 100 g/km de CO2, tendo uma versão híbrida Plug-in que emitirá apenas 45 g/km.
O estilo do Value Up ainda é pouco conhecido, mas sabe-se que foge dos modelos habituais da indústria, com uma zona vidrada que se prolonga até muito abaixo daquilo que é normal e as portas traseiras possuem abertura inversa para melhor acesso.
No interior, o bambu aparece nos forros das portas, piso e base dos bancos, enquanto que na frente e atrás, os bancos são corridos. Já o painel de instrumentos conta com uma tela sensível ao toque que vai de um lado ao outro do carro. Há também mais duas telas LCD em frente ao condutor e ainda mais duas telas com 76 x 17 cm. As primeiras funcionam como painel de instrumentos para o condutor, as outras controlam o sistema de infotainment, o ar condicionado e outros elementos. A ligação com o exterior é total e podem ser acessados filmes ou fotos, através da conexão com um smartphone. O sistema é compatível com Android e Apple e as telas possuem o mesmo tratamento utilizado pela Jaguar Land Rover que permitem apenas o passageiro tenha acesso a tudo, ficando o condutor apenas com o essencial para segurança..
A Renault infelizmente já avisou que o Value Up não vai sair dos muros da sala onde foi concebido no Centro de Inovação da Renault em Paris, pois serve apenas para desenvolver novos modelos e novas ideias, sendo muito improvável que a Renault o revele em salões ou sequer mostre imagens do modelo.