RENAULT E IDRO FIRMAM ACORDO PARA PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS NO IRAN
Parte do oriente médio do planeta está vivendo momentos terríveis. No entanto, há setores da economia que parecem nadar contra essa corrente. Um dos países que passou por muitos problemas foi o Iran, entretanto, o setor automobilístico do país parece que vai melhor do que se poderia esperar.
Na verdade, essa situação deve-se a que algumas marcas, como o Grupo PSA, estão voltando ao país depois de um tempo de impasse. Por outro lado, temos marcas que estavam presentes no país de forma irregular e agora querem estabelecer-se e criar uma relação duradoura. Uma delas é a Renault que graças a um acordo firmado com a Organização de Desenvolvimento e Renovação Industrial do Iran (IDRO) fabricará alguns dos seus modelos em terras iranianas.
Devemos lembrar que a marca francesa está presente no Iran desde 2003. Para isso, estabeleceu acordos com as marcas locais Saipa e Iran Khodro. No entanto, a situação de instabilidade vivida pelo governo e as sanções impostas ao Iran por parte da comunidade internacional, haviam impedido a expansão nas vendas que eram esperadas pela marca. Em todo esse tempo, a Renault e seus sócios fabricaram somente cerca de 500.000 carros.
Por isso realizou-se esse novo acordo que ancorará sobre uma nova joint venture e um compromisso de investimento conjunto entre os dois sócios. Por um lado a IDRO proporcionará à Renault a rede de distribuição que ela não tem no país, e por outro, a Renault proporcionará à IDRO uma nova fábrica com capacidade para montar 150.000 veículos por ano e um centro de engenharia e desenvolvimento para adaptar os modelos aos gostos dos consumidores locais.
O objetivo da Renault é aumentar sua participação no mercado até os 20% até 2020. Para isso, a partir de 2018 começarão a ser fabricados em suas instalações iranianas o Renault Symbol e o Dacia Duster.