RENAULT ESTÁ DESENVOLVENDO UM SISTEMA DE RECARGA DE BATERIAS COM O VEÍCULO EM MOVIMENTO
Embora as vendas de veículos elétricos ainda estejam longe de representar uma participação de mercado significativa, também é verdade que a tecnologia melhora no dia a dia, oferecendo uma maior autonomia para os veículos equipados com esse tipo de motorização.
E esse talvez seja um dos fatores que muitos consumidores consideram antes de adquirir um carro elétrico, já que a autonomia em muitos casos é o calcanhar de Aquiles que acaba espantando muitos clientes, especialmente quando se leva em consideração sua utilização em trajetos longos.
Enquanto que existem alguns fabricantes que estão desenvolvendo veículos com uma autonomia perto dos 500 quilômetros, ainda há a limitação relativa aos tempos de recarga, embora que com um sistema de carga rápida necessitem menos de meia hora para conseguir uma carga das baterias.
No entanto, há quem já pense em um novo sistema de recargas que deixe para trás todas essas limitações. E esse é justamente o projeto que a Renault tem entre as mãos e que atualmente está desenvolvendo junto com a Vedecom e a Qualcomm Technologies. Trata-se de um sistema de recarga de baterias em movimento denominado FABRIC, que já conseguiu resultados satisfatórios.
Inicialmente foi instalado um sistema de recarga ao longo de 100 metros em instalações no sul de Versalhes, na França, nas quais conseguiram recarregar as baterias de dois Renault Kangoo Z.E. de forma simultânea. O sistema permitiu fornecer até 20 kW de potência, enquanto os veículos circulavam a uma velocidade de até 100 Km/h.
Sem dúvidas se trata de um avanço importante, já que o sistema consegue eliminar os problemas de autonomia, pois a recarga das baterias se realiza enquanto o veículo avança pela via.