RENAULT ETOILE FILANTE RETORNA A BONNEVILLE DEPOIS DE 60 ANOS
No dia 5 de setembro de 2016 cumprem-se seis décadas desde que o espetacular Renault Etoile Filante estabeleceu quatro recordes mundiais de velocidade em Bonneville, dois dos quais continuam vigentes até hoje. Para comemorar esse marco, a Renault esteve na Semana da Velocidade de Bonneville 2016, celebrada entre os últimos dias 13 e 19 de agosto, com o impressionante bólido propulsionado por uma turbina a gás que é capaz de gerar 270 cv de potência a mais de 25.000 rpm.
Mas não foi só o Etoile Filante (Estrela Cadente) que esteve em Bonneville para comemorar os recordes. A Renault aproveitou a ocasião para celebrar também outra data histórica para a marca: os 60 anos passados desde que o Renault Dauphine estreou comercialmente em solo americano. E por isso, levaram até Bonneville Salt Flats um exemplar do Dauphine.
Não satisfeitos com isso, sentaram ao volante do Renault Dauphine, o piloto da Fórmula E, Nicolas Prost, que na manhã de 14 de agosto e no comando do Dauphine, estabeleceu um novo recorde de velocidade. Na verdade, bateu a marca da categoria CGC (abreviatura de ‘Classic Gas Coupe’), reservada para automóveis fabricados entre 1928 e 1981 com motorizações de entre 754 e 1.015 cc, depois de alcançar uma velocidade de 123,1 km/h.
Lembrando que o impressionante Renault Etoile Filante é um daqueles carros que são um claro exemplo da relação entre os automóveis e o mundo da aeronáutica, e mais precisamente, de como os engenheiros automobilísticos tomaram emprestadas ideias presentes em alguns aviões depois da 2ª Guerra Mundial. Assim, o carro era equipado com uma turbina da Turbomeca que produzia 270 cv de potência, e que graças à aerodinâmica da carroceria e seu leve peso, permitiu ao Etoile Filante alcançar os 308,9 km/h em um quilômetro e os 308,85 km/h em cinco quilômetros.