RENAULT GABBIANO: UM CONCEPT CAR QUE POUCOS CONHECIAM

O Renault 5 voltou à moda com a apresentação do espetacular Renault 5 Prototype, que antecipa seu regresso como um carro elétrico dentro da nova Renault. E não é para menos vendo o quanto encaixam bem as linhas principais do modelo com um toque mais moderno.
No entanto, possivelmente muitos desconheçam que a Renault já havia testado outro concept inspirado no R5 muitos anos antes deste 5 Prototype.
Para conhecê-lo temos que voltar nada menos que 38 anos, ao Salão de Genebra de 1983 onde foi mostrado ao mundo o Renault Gabbiano, um modelo claramente inspirado nas formas do Renault 5 clássico, mas que ao mesmo tempo surpreendia com soluções tão chamativas na época como faróis retráteis, rodas carenadas e sobretudo portas tipo asas de gaivota, que além de mostrarem-se espetaculares ofereciam um acesso simples a seus quatro lugares, e que também davam nome ao modelo, já que ‘gabbiano’ é gaivota em italiano.
Estes toques de estilo vanguardista e nome com selo italiano não eram casualidade, já que por trás da criação deste modelo estava nada menos que a Italdesign.
Assim, o Gabbiano se inspirava claramente no Renault 5, do qual tomava, por exemplo, sua característica traseira, seus marcados arcos de roda e suas linhas simples, mas que aportava um extra de modernidade com pilares pintados de preto e ocultos atrás de uma grande superfície envidraçada, para deixar essa sensação de teto flutuante tão habitual hoje em dia, além dos mencionados faróis retráteis tão próprios daquela época.
O design exterior contribuía para um interior que deixava uma grande sensação de amplitude, enquanto que a nível mecânico se apresentava com um motor de 1.4 litros com uma potência de 73 cv e uma transmissão manual de 5 velocidades herdada do Renault 11.
Mas como todos já podemos imaginar, a Renault acabou não dando luz verde a uma versão de produção a partir deste concept, e também não surpreende, já que soluções como as portas tipo ‘asas de gaivota’ não seriam a opção mais sensata para um utilitário popular e acessível como o Renault 5.
De qualquer forma, o R5 continuou vivo até 1996 com o Supercinco que todos conhecemos, e agora, tanto tempo depois, um novo concept servirá para trazer ao presente o mítico modelo francês que de novo parece estar bem vivo.