RENAULT GRAND KANGOO 2024 APRESENTADO COM UMA INFINIDADE DE CONFIGURAÇÕES
Na era dos crossovers, a Renault está decidida a oferecer uma alternativa mantendo vivo o veículo polivalente. Apresentado no Salão de Munich 2023, o novo Grand Kangoo oferece a máxima praticidade a um preço acessível para aqueles que ainda não foram picados pelo mosquito dos SUVs.
Naturalmente, a nova furgoneta monovolume, baseada na terceira geração do Renault Kangoo lançada em 2020, dispõe de um interior modular com sete assentos individuais e uma infinidade de possíveis configurações.
O Grand Kangoo 2024, um dos veículos mais versáteis presentes no evento alemão deste ano, já que pode ser utilizado como furgoneta, ao ser possível desmontar os três assentos da fila central e os dois da fila traseira. Deste modo, a capacidade de carga passa de 500 litros (com todos os assentos instalados) a incríveis de 3.750 litros, sempre que o assento do passageiro dianteiro também esteja rebatido.
Entrar e sair da terceira fila é muito simples graças às portas corrediças duplas que medem 83 cm, ou 18 cm a mais em comparação com o Kangoo standard. Com cinco assentos equipados com ISOFIX, a Grand Kangoo é um dos veículos mais familiares e acessíveis que podem ser adquiridos atualmente.
A Renault informa que há nada menos que 1.024 configurações de assentos, já que esses cinco assentos não só podem ser removidos, mas também rebatidos e deslizados para frente e para trás.
Podem ser guardados objetos de até 3.11 metros de comprimento no interior do habitáculo após rebater o assento do passageiro dianteiro. Em todo o habitáculo há mais de 58 litros de espaço de armazenamento, incluindo uma gaveta deslizante e bandejas de armazenamento debaixo da segunda fila de assentos.
Os passageiros dos lugares traseiros dispõem de muito espaço para a cabeça graças à linha plana do teto e de 164 mm de espaço para os joelhos. A Renault prevê comercializar o Kangoo 2024 com tampa traseira envidraçada de série, mas também com envidraçamento 2/3-1/3 e portas traseiras com abertura a 90º.
Os compradores poderão optar entre motores a gasolina, turbodiesel ou elétrico. O novo monovolume pode ser equipado com um motor a gasolina de 130 cv associado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou a uma caixa automática de dupla embreagem e 7 relações. O turbodiesel, de 95 cv, só está disponível com uma transmissão manual de 6 velocidades. Quanto à versão 100% elétrica, conta com um motor elétrico de 121 cv e um torque de 245 Nm.
O Grand Kangoo E-Tech dispõe de um pacote de baterias de íons de lítio com uma capacidade útil de 45 kWh, suficiente para rodar até 265 quilômetros no ciclo WLTP. Quando ficar sem bateria, um carregador rápido de corrente contínua (CC) adiciona 170 km de autonomia em 27 minutos ou 80 km em 10 minutos graças à sua potência de 80 kW.
O uso de um carregador de corrente alternada (CA) carregará a bateria de 10 a 80% em 2 horas e 40 minutos. A bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 quilômetros. Além disso, se a capacidade da bateria cair abaixo de 70% neste intervalo, a Renault a substituirá gratuitamente.
A furgoneta francesa também inclui bomba de calor, câmera de marcha à ré, bancos dianteiros e volante aquecidos, vidros elétricos e o sistema de infotainment EasyLink. A Renault começará a aceitar pedidos no final deste ano e as entregas começarão no início de 2024. O Grand Kangoo será montado na planta de Maubeuge, no norte da França.