RENAULT IRÁ TRANSFERIR PARTE DA PRODUÇÃO DO DACIA LOGAN MCV DA ROMÊNIA PARA O MARROCOS
Falar da produção de modelos da Dacia no Marrocos não é nenhuma novidade. É algo que a Renault vem fazendo desde o ano de 2005 fabricando o Dacia Logan, e desde o ano de 2009, o Dacia Sandero, um dos modelos mais vendidos na marca romena do grupo francês. No entanto, dentro de pouco tempo, outro novo modelo chegará para aumentar o número de veículos que a Renault fabrica em sua fábrica de Tanger (Marrocos): O Dacia Logan MCV.
O que a Renault busca transferindo parte da produção do Dacia Logan MCV ao Marrocos é deixar mais espaço na linha de montagem da fábrica de Mioveni (Romênia) para o Dacia Duster. O crescente aumento da demanda que vem tendo o SUV romeno requer um incremento no volume de produção. E para isso, entre ampliar a planta de Mioveni ou deixar mais espaço na linha de montagem para o Duster, o pessoal da Renault optou pela segunda opção.
Jean-Francois Gal, Diretor da Fábrica da Renault em Tanger (Marrocos), assinalou que começarão a produzir o Dacia Logan MCV a partir de primeiro trimestre do próximo ano de 2017. Entretanto, não se sabe ainda qual será o volume de produção da versão mais familiar e prática do Dacia Logan que será trasferido para o Marrocos. Embora não seja oficial, Celine Furet, porta-voz da Renault, comentou em declarações à Reuters que por volta de 10% da produção total do Logan MCV do ano passado será levada a Tanger.
Embora a Renault não tenha dado muitos detalhes a respeito dessa transferência de produção, deixaram claro que os postos de trabalho da fábrica de Mioveni, na Romênia, não serão afetados, já que as unidades do Dacia Logan MCV que deixarão de ser produzidas serão substituídas pelo aumento da produção do Dacia Duster como já dissemos.
Por outro lado, há informações que indicam uma injeção de capital de 20 milhões de euros na planta de Tanger para poder adaptar a linha de montagem e as infraestruturas da fábrica da Renault para a chegada do Dacia Logan MCV em terras marroquinas.