RENAULT LANÇARÁ UM CARRO ELÉTRICO COMPACTO COMO ALTERNATIVA AO NISSAN LEAF

O sucesso do Renault ZOE é inquestionável. O pequeno utilitário da Renault é um dos carros elétricos mais vendidos da Europa. A autonomia que oferece unido a um preço relativamente accessível, lhe permitiu posicionar-se nos primeiros postos dos rankings de vendas, embora a oferta de veículos elétricos tenha crescido de maneira relevante nos últimos tempos.
Através de sua linha Renault Z.E. o fabricante francês se tornou um dos protagonistas relevantes da mobilidade elétrica no velho continente. A Renault embarcou em uma nova ofensiva elétrica que lhe permitirá continuar sendo um ator relevante dentro deste nicho de mercado. Um dos lançamentos mais importantes que a empresa fará no curto prazo será um rival para o Nissan LEAF.
A Renault planeja lançar um carro elétrico compacto, uma alternativa ao Nissan LEAF, outro dos elétricos populares. A denominada ‘Aliança’ formada por Renault, Nissan e Mitsubishi, marcou como objetivo vender dois milhões de veículos elétricos anualmente até 2025. Para alcançar esse ambicioso número, os lançamentos que a Renault tem agendados serão cruciais.
Não faz muito tempo que a Renault anunciou sua intenção de lançar ao mercado oito novos carros elétricos até o ano de 2022. Eric Feunteun, Diretor Global do Programa de Veículos Elétricos da Renault, colocou na alça de mira o segmento C: “Continuaremos no segmento B, esse é o nosso segmento mais forte, o coração do mercado europeu. Então subimos ao segmento C, de modo que aumentaremos nossa cobertura. A ideia é lançar o carro no momento adequado”.
Atualmente, Feunteun garante que o lançamento de um compacto elétrico tem um grande obstáculo, é que terá um preço muito elevado para a marca Renault: “Se o fabricarmos com o custo atual das baterias, o preço o situará no mercado Premium. Se você quer atingir o segmento C, D e E, é preciso apontar às marcas de luxo, já que estão utilizando baterias de grande capacidade”.
O diretor da Renault deixou muito claro. A marca francesa lançará um carro elétrico compacto, mas o farão no momento em que o custo da tecnologia permita fixar um preço de acordo com a própria empresa. Tendo em conta essa premissa, está claro que esse novo modelo não verá a luz até, aproximadamente, o ano de 2022. Antes entrará em cena a segunda geração do Reanult ZOE.