RENAULT-NISSAN E DAIMLER AG PODEM ESTAR DESENVOLVENDO DOIS NOVOS MOTORES
Se um fabricante de automóveis pretende ser convincente em certos segmentos de mercado, deve ter a seu favor várias cartas. A primeira é contar com uma imagem de marca pura. A segunda, uma qualidade de fabricação no mais alto nível. E a terceira é contar com uma linha de motores à altura das aspirações perseguidas pela marca. No caso da Renault, a marca francesa tem ambições maiores. Com o lançamento dos novos Espace, Talisman e o próximo Koleos, a marca pretende encarar as marcas Premium.
Com essa ideia em mente, lançou o selo ‘Initiale Paris’ e ao que parece vai indo razoavelmente, sobretudo no Espace. No entanto, a Renault não conta com uma linha mecânica à altura do que talvez o cliente Premium possa esperar. A verdade é que na linha gasolina conta com um leque bem coberto, mas em relação aos mais potentes a coisa muda. Sua linha vai dos 90 cv do 1.5 dCi até os 165 cv do 1.6 dCi biturbo. Daí para cima não há nada, e se pretende ser verdadeiramente Premium deverá subir um ou dois degraus.
Por essa razão na aliança Renault-Nissan já estão trabalhando em uma nova mecânica diesel com uma potência superior aos 165 cv que já têm como teto. Nesse caso será um novo e melhorado bloco de 2.0 litros dCi com uma potência perto dos 180 cv. Essa mecânica já estreou no Samsung QM6, primo coreano do Koleos ocidental. Nesse modelo é associada ao sistema de tração total All Mode 4×4-i, além de contar com uma transmissão automática Xtronic desenvolvida pela Nissan.
No entanto, a segunda mecânica que está em desenvolvimento não é diesel, mas gasolina. Essa mecânica está sendo desenvolvida para ser utilizada pela Renault, Nissan e alguns modelos da Mercedes-Benz. Trata-se de um novo bloco com 1.3 litros que oferecerá entre 120 e 155 cv de potência máxima. Para seu desenvolvimento será aplicada a melhor tecnologia disponível a fim de reduzir ao máximo as emissões e melhorar o consumo de combustível.
Teremos que aguardar que alguma das marcas confirme o desenvolvimento desses novos motores assim como seus dados básicos. No caso da motorização diesel é necessário aguardar a potência total final desenvolvida pelo novo bloco, já que poderá desdobrar-se em duas versões de potência. Além disso, também teremos que aguardar para saber quais modelos utilizarão essa nova mecânica, já que em princípio estaria destinada somente a equipar os modelos mais representativos da Renault.