RENAULT OLHA PARA O FUTURO COM A APRESENTAÇÃO DO SEU NOVO LOGOTIPO

Foram vários os fabricantes que durante estes últimos anos surpreenderam com uma mudança de logotipo com o objetivo de atualizar a empresa às tendências atuais e um dos últimos a fazer isso foi a Peugeot. Agora, já podemos dizer que a Renault fará o mesmo com uma insígnia corporativa renovada que seguirá confiando no losango, mas desta vez com um desenho plano de dois diamantes entrelaçados.
Embora a marca francesa tivesse esperado até agora para confirmar as mudanças em seu logotipo, demos conta pela primeira vez de sua presença na apresentação do Renault 5 Prototype, mas naquela ocasião a empresa não quis comentar nada a respeito. As coisas agora mudaram e os franceses já declaram que seu novo logotipo estará presente em seus modelos de rua em 2022, mas não confirmam qual automóvel será o escolhido pela marca para exibir publicamente o novo emblema.
Talvez uma versão de produção do concept Mégane eVision seja o mais indicado para ser o primeiro a levar a renovada insígnia. As fotos flagrantes que surgiram nas últimas semanas revelaram que o crossover elétrico evoluiu para a etapa de protótipo, com uma série de unidades camufladas que tinham os logotipos escondidos por trás do seu peculiar disfarce. O automóvel de produção será revelado no final deste ano, mas é provável que as entregas comecem em 2022.
O diretor de design da Renault, Gilles Vidal, diz que todos os automóveis da empresa mudarão para o novo logotipo até 2024. Desde 1900, a insígnia passou por várias mudanças, sendo a última versão introduzida em 2015, um desenho atualizado do emblema lançado em 1992. O novo aspecto corporativo esteve em processo desde 2019 e a Renault decidiu que faria sentido mostrá-lo primeiro no utilitário elétrico, já que esse protótipo é a melhor expressão do plano ‘Renaulution’ sobre a adoção da eletrificação.
O logotipo redesenhado será a nona atualização de identidade da Renault desde seu início. Descreve-se como “requintado, sem assinatura nem tipografia”, com um desenho plano que facilita sua animação e que estará presente nas telas dos veículos como sequência de boas-vindas. Conservar a forma geométrica universal do losango era essencial, assim como explica Gilles Vidal: “Repensamos para torná-lo em algo mais icônico, ao mesmo tempo simples e significativo, um autêntico logo atemporal, sem efeitos, nem cores supérfluas, reinterpretando de forma moderna suas linhas, como parte essencial de nossa herança gráfica”.