RENAULT RAFALE: O NOVO CARRO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FRANCESA
No dia 14 de julho passado (tomada da Bastilha e festa nacional da França), o presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, deslocou-se ao tradicional desfile militar, que vai do Palácio do Eliseu à avenida Friedland, em um Renault Rafale.
A marca francesa volta a ser utilizada pela presidência, a primeira vez foi em 1920. Claro, o Rafale usado está adaptado especificamente às exigências da função presidencial.
O carro azul do presidente
O Renault Rafale disponibilizado para o Eliseu se destaca, primeiramente, pela cor da carroceria Azul Sommit, sem esquecer a grade decorada com a bandeira francesa em tons matizados, os porta-bandeiras fixos, as insígnias azuis, brancas e vermelhas nas portas dianteiras e as rodas especiais de 20 polegadas.
Renault ‘com traje oficial’
A Renault forneceu o primeiro carro aos presidentes da República em 1920. Tratava-se de um Renault 40 cv, que esteve em serviço até 1928 e foi utilizado por Paul Deschanel, Alexandre Millerand e Gaston Doumergue.
Naquela época, era a referência dos modelos de luxo da Renault e, desde então, não menos de 12 presidentes da República Francesa escolheram a Renault para suas viagens oficiais. O último desta longa lista foi um Renault Espace V disponibilizado ao Eliseu em 2016, com François Hollande como presidente beneficiado.
O Rafale é um SUV de tamanho médio com linha coupé, que pode ser escolhido com um powertrain híbrido não plug-in de 200 cv, o mesmo do Austral. Mais adiante, chegará uma versão híbrida plug-in com 300 cv e tração total.
Apesar de sua imagem esportiva, trata-se de um crossover que também é adequado para famílias, pois oferece assentos traseiros muito espaçosos, além de um porta-malas com 532 litros. Para completar, a configuração do chassi é específica, para melhor enfrentar as curvas.