RENAULT-SAMSUNG DESAPARECE E CHEGA A RENAULT KOREA

Nos últimos anos a Renault-Samsung perdeu grande parte de sua participação de mercado em solo sul-coreano. A marca tentou por todos os meios recuperar parte do terreno perdido, mas nem Hyundai nem KIA facilitaram isso com seus veículos modernos e equipados.
Ao mesmo tempo, a Renault tentou encontrar um espaço separando alguns modelos da linha Samsung, utilizando concessionários específicos e ostentando o logotipo do losango na parte frontal com orgulho, mas tampouco teve êxito. Chegando a esse ponto, e para continuar com os planos globais, optou-se por eliminar a Samsung da equação.
Nas próximas semanas será finalizada a transição de Renault-Samsung Korea para Renault Korea. O contrato com a Samsung para usar o nome terminou em 2020, mas houve una extensão no uso da denominação durante dois anos e agora parece que nenhuma das partes quer conservar este acordo.
A Samsung estava recebendo 0.8% da Renault em forma de royalties por cada unidade vendida. Apesar de desaparecer a denominação Samsung, a marca coreana seguirá contando com uma pequena parte da filial para esse mercado, de maneira que embora em agosto já não haja restos da ‘Samsung’ visíveis, os coreanos continuarão como acionistas.
Para evitar uma mudança radical e prejudicar as vendas, a marca francesa apresentou um novo logotipo que estará presente em todos os modelos comercializados pela Renault Korea e que nada tem a ver com o losango. Trata-se de uma evolução do já conhecido nos produtos locais.