RENAULT SERÁ UMA MARCA 100% ELÉTRICA NA EUROPA A PARTIR DE 2030
Já faz tempo que estamos vendo como a grande maioria das marcas generalistas, especialmente as europeias, já tenham definido data para o final da venda de modelos a combustão. Uma transformação em marcas 100% elétricas que chega antes da entrada em vigor da nova e restrita norma europeia que proibirá a venda de veículos a combustão a partir de 2035.
É por isso que após ver empresas como Ford, Peugeot, Fiat e Cupra anunciarem sua intenção de apostar tudo no elétrico com a chegada da próxima década, algumas como Opel e Alfa Romeo inclusive antes, agora a Renault também confirmou que seguirá esta onda convertendo-se em uma marca 100% elétrica em 2030, ainda que com letras pequenas.
É que assim como correu com o anúncio da Peugeot, a marca francesa fixou este objetivo unicamente para o mercado europeu. Assim confirmou o próprio CEO, Luca de Meo, em uma entrevista ao pessoal da Automotive News com uma declaração que supõe uma elevação do compromisso por parte da marca francesa em relação ao plano inicial apresentado no ano passado em que o próprio de Meo salientava que para 2030 definiriam 90% de eletrificação na marca.
No entanto, essa transformação da Renault em uma marca 100% elétrica na Europa a partir de 2030 afeta unicamente a marca do losango. Dentro do Grupo Renault há outras marcas que manterão uma estratégia própria, como a Dacia, que embora já tenha o Spring como primeiro modelo 100% elétrico, segundo de Meo se eletrificará completamente “no último momento possível”, buscando assim manter sua filosofia ‘low cost’. O mesmo acontecerá com a Lada, cuja pressa em tornar-se 100% elétrica será inclusive menor levando em conta a natureza do mercado russo em que opera.
Assim, para enfrentar esta gradual transformação que culminará no final desta década, a Renault lançará pelo menos quatro modelos totalmente elétricos até 2025, entre os quais se encontram os esperados e ressuscitados Renault 5, Renault 4, um pequeno crossover e um monovolume, que se somarão ao Zoe e ao recém-chegado Mégane E-Tech Electric.