RENAULT TALISMAN: O CURIOSO CONCEPT QUE INSPIROU O SEMPRE CONTROVERTIDO RENAULT VEL SATIS
O Renault Talisman Concept foi apresentado no Salão de Frankfurt 2001. Tratava-se do adiantamento de um vanguardista sedan, com um motor V8, portas de estilo asas de gaivota e grandes freios com discos de 380 milímetros e pinças de seis pistões.
O objetivo da Renault era avançar um modelo de produção que seguisse a linha de outros sedans da marca, referências em sua época, como o próprio 25 ou o Safrane, que tanto êxito haviam colhido anos atrás.
Hoje em dia, quando se fala do Talisman, as pessoas tendem a pensar no sedan que, até há pouco tempo, competia com modelos clássicos da categoria, como o Volkswagen Passat. Mas essa denominação tem muito mais por trás de si.
Inspirado no Renault Initiale Paris Concept de 1995, este exercício de estilo foi idealizado durante o reinado do Designer Chefe da Renault, Patrick Le Quement. E como já adiantamos, deixou todos os visitantes do evento alemão de bocas abertas.
Os primeiros esboços do veículo foram revelados em 2000, quando ainda se chamava Renault Z12. Os modelos iniciais foram diversos e apenas quatro deles foram apresentados como protótipos em escala 1/5 à equipe e ao chefe de Design. O modelo escolhido por este conselho foi o que deu forma ao concept final.
O curioso veículo, que tem uma disposição de assentos 2+2 e combina uma carroceria do tipo hatchback com certos traços de coupe, também recorria a portas do tipo asas de gaivota.
Tudo combinado com detalhes chamativos - pelo menos para a época. Falamos de diferentes telas LCD no interior, um sistema de navegação GPS, um relógio da marca Tag Heuer no centro do console e da inclusão de câmeras em lugar dos tradicionais retrovisores externos.
Muitas inovações para um protótipo que acabou influindo, de forma importante, no posterior Renault Vel Satis, um luxuoso modelo, mas de pouco êxito comercial.