RENAULT ZO CONCEPT: UM DESIGN MARCANTE E POUCO HABITUAL

A cada dia os automóveis são mais similares entre si, tanto dentro da própria linha de uma marca como entre produtos de diferentes fabricantes, mas houve uma época em que cada marca fazia as coisas à sua maneira e quase todos os carros eram muito diferentes de seus rivais.
Nesta ocasião mostramos um curioso protótipo de origem francesa que foi apresentado no Salão de Genebra de 1998.
Estamos falando do Renault ZO Concept, que não tem nada que ver com o Renault ZOE, que é um carro mais moderno, elétrico e totalmente diferente em todos os aspectos.
Nos anos 90 do século passado, a criatividade dos designers parecia muito mais livre, como demonstra o aspecto deste Renault ZO Concept, tão marcante como pouco habitual, mas certamente divertido e com personalidade própria, embora nunca chegasse a se tornar realidade.
Embora fosse, sem dúvidas, um veículo extravagante para a época, com formato roadster de três lugares, a verdade é que mais adiante surgiram no mercado modelos com certo ar do ZO, como o Ariel Atom, o KTM X-Bow e o BAC Mono, considerando as distâncias.
O modelo, que herdou seu chassi do Renault Sport Spider revelado no Salão de Genebra de 1996, era também uma vitrine tecnológica, já que contava, por exemplo, com uma suspensão pneumática que permitia regular a altura livre do solo com o carro em movimento.
O coração do ZO Concept era um motor de 2.0 litros diesel da Renault, com 4 cilindros, 16 válvulas e que oferecia 135 cv de potência. Além disso, era acoplado a uma transmissão automática.
O habitáculo, com três bancos, também se conformava unicamente com três relógios para o quadro de instrumentação, dedicados ao velocímetro, o conta-giros e o indicador do nível de combustível.