RENOVAÇÃO DO FIAT TIPO ESTÁ EM ANDAMENTO E SERÁ UMA REALIDADE EM 2020

Embora o Fiat Tipo enfrente um futuro incerto na Europa, a verdade é que o compacto italiano contará com uma segunda oportunidade graças a uma atualização de meio ciclo de vida que já recebeu luz verde e está em andamento. No entanto, não será a Fiat a encarregada do seu desenvolvimento. A TOFAS, uma joint-venture formada pelo Grupo Koç e a Fiat Chrysler Automobiles, recebeu a designação de renovar o Tipo (conhecido na Turquia como Egea) para o próximo ano de 2020.
As coisas não vão nada bem para o Fiat Tipo. Embora o modelo italiano estivesse entre os dez compactos mais vendidos em alguns mercados europeus durante 2018, em linhas gerais não está cumprindo com os objetivos da Fiat. A isso é preciso acrescentar que está disponível com três versões de carroceria. Os números não são suficientes e por isso a marca italiana não dará continuidade ao modelo, pelo menos no longo prazo.
Falamos de uma continuidade no longo prazo pelo fato de que se sabe que a renovação do Fiat Tipo está em marcha. Mas não da maneira que caberia esperar em um primeiro momento. O desenvolvimento da atualização de meio ciclo de vida que sofrerá o compacto não será suportado pela Fiat. E mais, a marca optou por encarregar este importante projeto ao seu sócio na Turquia, mercado onde é comercializado e produzido o modelo, embora ali seja conhecido como Fiat Egea.
Na Turquia a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) mantém uma joint-ventura com o Grupo Koç, denominada TOFAS, e que se encarrega do desenvolvimento e produção de automóveis sob licença da Fiat. Pois bem, a TOFAS anunciou um investimento superior a 200 milhões de euros até o final do próximo ano de 2020 para poder realizar a renovação da família Tipo que, como assinalado antes, leva o nome de Egea.
Por enquanto não há muita informação a respeito deste interessante facelift. Além de todas as novidades referentes à parte estética e que se concentrarão em sua maioria na parte frontal do veículo, a verdade é que a tecnologia ‘Mild Hybrid’ e os motores diesel mais eficientes que cumpram com as normas de emissões que entrarão em vigor em breve, serão um dos eixos centrais do projeto. As opções de conectividade serão reforçadas com uma nova versão do sistema multimídia Uconnect.
A produção da renovada família Tipo será realizada na planta da TOFAS em Bursa, na Turquia. A fabricação terá início no último trimestre do próximo ano, de modo que não será nenhuma surpresa se a sua apresentação acontecer no primeiro semestre de 2020. Inicialmente será colocado à venda na Turquia e alguns meses depois nos outros mercados do velho continente onde está disponível.
Por outro lado, a empresa turca destacou que decidiram estender o período de produção do Fiat Tipo/Egea até 2024, ou seja, um ano a mais da previsão original. Embora a Fiat tenha tempo para desenvolver novos veículos, parece complicado que a linha Tipo continue estando disponível na Europa Ocidental até a mencionada data, pois os planos da Fiat passam por substituir a linha Tipo por um SUV.