REVELADO UM PROJETO SECRETO QUE PRETENDIA RESSUSCITAR O PORSCHE 550

No último mês de novembro, a Porsche surpreendeu a todos com a original iniciativa #PorscheUnseen, na qual foram revelados inúmeros protótipos e projetos secretos da marca alemã, alguns deles realmente assombrosos tanto por sua tipologia como por seu desenho e histórico. O exemplar que aparece nas imagens bem que poderia ter feito parte dessa iniciativa promocional, mas a verdade é que este protótipo inédito não foi revelado pela marca alemã.
O responsável pela divulgação destas primeiras imagens não é outro que Walter De Silva, que até alguns anos era o responsável máximo de design do Grupo Volkswagen AG. Ele divulgou três fotografias do modelo em sua própria conta do Instagram, revelando poucos, mas interessantes dados deste design.
De acordo com De Silva, este projeto foi realizado por solicitação do próprio Ferdinand Piëch, que pretendia lançar um sucessor espiritual do Porsche 550 Spyder, para o qual se inspiraram no célebre exemplar ‘The Little Bastard’, propriedade de James Dean e com o qual teve o acidente que lhe custou a vida. Exemplar que hoje em dia continua desaparecido, apesar de ser um dos mais famosos da história.
O protótipo mostrado por De Silva, denominado 550-One, encaixa perfeitamente com os rumores que indicavam que a Porsche estava desenvolvendo um novo modelo de motor central que iria servir de novo escalão de acesso à linha, pois é evidente que se trata de um modelo de dois lugares menor que a atual 718 atual com acabamentos bem mais simples, como delatam as tiras de couro que servem para fechar as portas a partir do interior e seu simples painel de instrumentos. Estes detalhes minimalistas se inspiravam no próprio 550 Spyder, como as brânquias, os faróis circulares dianteiros e as lanternas traseiras alongadas, que imitavam as faixas vermelhas traseiras do veículo de James Dean e que serviam ao propósito de identificar facilmente o modelo em circuito, por isso que a maioria dos 90 exemplares que foram fabricados do 550 Spyder contavam com estas faixas traseiras.
De acordo com a informação revelada no Instagram, a equipe de design responsável pelo projeto era formada pelo próprio Walter De Silva, Peter Wauda, Christian Felske e Romi Rost. Embora não revelasse os motivos pelos quais nunca tivesse sido apresentado em público. Não sabemos até que ponto guardam relação, mas De Silva assegura que o pequeno modelo de dois lugares da Porsche também está relacionado com o Volkswagen BlueSport, o pequeno roadster de motor central que foi apresentado pela marca alemã há alguns anos e que deveria ter passado à produção.