ROBOTAXI DA NAVYA JÁ ESTÁ PRONTO E SERÁ UMA REALIDADE EM 2018

A Navya não é uma empresa muito conhecida, mas o será e muito entre os taxistas em questão de meses. Essa empresa francesa pretende colocar nas ruas um taxi elétrico autônomo e sem condutor já a partir do próximo ano. Trata-se do Autonom Cab e foi projetado a partir do zero para isso, um taxi autônomo.
Se dermos uma olhada nos desenhos mais modernos dos taxis que não se baseiam em veículos convencionais, temos o LEVC TX (antes conhecido como London Taxi TX5 ou LTI TX5) e o JPN Taxi da Toyota. Os dois são muito espaçosos e cômodos, preparados para o futuro, mas ainda foram concebidos para serem conduzidos por um humano. O modelo da Navya não.
O Autonom Cab não tem pedais nem volante. É totalmente automático. É guiado por uma grande quantidade de sensores que, segundo o fabricante, contam com tripla redundância - praticamente a prova de falhas. Completam o elenco sensorial 10 LIDAR, 6 câmeras, 4 radares, 2 antenas GNSS e uma unidade de medição inercial.
Embora seja capaz de sair da cidade e alcançar velocidades próximas aos 100 km/h, seu uso fundamental será em grandes cidades, onde se acumulam cada vez mais pessoas menos dispostas a ter seu próprio carro. Seu sistema de direção aprende as rotas que não conhece e acrescenta dados de navegação próprios para a próxima vez.
O desenho é muito compacto e mais simétrico que o habitual. Inclui elementos estéticos que são totalmente redundantes em um taxi, como rodas de liga leve, por exemplo. Não depende de nenhum fabricante de automóveis convencional, embora a Valeo (fornecedor de componentes) seja um de seus principais acionistas.
Para que se torne uma realidade, a Navya necessita um pouco mais de financiamento, os custos de desenvolvimento são muito altos, já que por enquanto se trata de um protótipo próximo à produção em linha. Tendo em conta as empresas que poderão estar interessadas nele, inclui-se a Uber.
Esses taxis não poderão ser chamados acenando com a mão, mas através de um aplicativo, o Navya App. Com o telefone móvel se pede o taxi, abre-se a porta, fecha-se a porta e inicia-se a viagem. Não é necessário pagar nem passar o cartão de crédito por nenhum leitor, a cobrança também é automática. Além disso, será capaz de prever congestionamentos e informar ao passageiro o ‘quanto falta’ para chegar ao destino.
A Navya jé tem em serviço ônibus autônomos de 15 lugares que prestam serviço em Paris desde o mês de julho, e a capital francesa será também o cenário da entrada em serviço do taxi em meados do próximo ano. Seus primeiros clientes serão a Keolis (França) e o Royal Automobile Club da Austrália, que já mostraram sua intenção de adquirir 30 unidades. Fala-se em um exorbitante preço de 250.000 euros cada exemplar.