ROLLS-ROYCE BOAT TAIL: INSPIRAÇÃO NÁUTICA PARA O CARRO NOVO MAIS CARO DO MUNDO

No início de sua longa história, a Rolls-Royce tornou-se popular como encarroçador, criando alguns dos modelos mais luxuosos, elegantes e exclusivos de uma época em que era habitual criar peças únicas para clientes endinheirados. Essa ideia da idade de ouro dos encarroçadores chegou até nossos dias com os diferentes departamentos de personalização das marcas, alguns responsáveis por espetaculares one-offs que pouco ou nada se parecem com seus modelos base.
O caso da Rolls-Royce é muito particular, porque apesar de oferecer altíssimos níveis de personalização a seus clientes, não lança um one-off desde o espetacular Rolls-Royce Sweptail em 2017, uma peça única no mundo que custou a seu dono pouco mais de 10 milhões de euros.
No entanto, a proliferação de one-offs dentro da marca de luxo britânica crescerá muito mais a partir de agora, porque a Rolls-Royce acaba de anunciar o regresso do departamento ‘Coachbuild’ para realizar encomendas únicas, e o primeiro exemplo de suas possibilidades é este Rolls-Royce Boat Tail, um elegante e moderno conversível de inspiração náutica a ponto de parecer uma luxuosa lancha de rodas com 5.7 metros de comprimento.
Prova disso vemos em detalhes como um para-brisa envolvente, uma elegante cor azul metalizado claro acompanhado de outro mais escuro para a zona do capô e a cabine acompanhada de toques de alumínio e, sobretudo, uma parte traseira com madeira de cor escura que esconde uma série de compartimentos. As rodas também apostam nessa combinação com um chamativo acabamento bitom com os dois tons de azul da carroceria.
O mesmo ocorre no interior onde surge um estofamento de couro azul em dois tons e um painel que também inclui a mesma madeira de estilo náutico da cobertura traseira. Além disso, a instrumentação conta com um estilo de decoração Guilloché utilizado em joalherias e relojoarias de luxo com um toque azul brilhante. Para cobrir a cabine há uma espécie de capota de lona totalmente retrátil que não tem dobramento eletrônico, de modo que precisa ser colocada e removida de forma totalmente manual, talvez a parte menos ‘luxuosa’ de todo este modelo.
No entanto, sem dúvidas o mais curioso deste one-off está na parte traseira, onde ao abrir as duas portas que formam a tampa de madeira escura encontramos uma geladeira dupla para guardar champanhe e copos para se montar um luxuoso piquenique. O refrigerador de fato foi projetado especificamente para acomodar a marca preferida do cliente e também inclui outros compartimentos com talheres de prata com o emblema Boat Tail gravados, assim como também pratos de porcelana com bordas em platina. Nesta zona há espaço inclusive para guardar uma guarda-chuva e duas cadeiras dobráveis de tecido, além de desdobrar sobre a traseira duas pequenas bandejas para deixar os cocktails.
Não há detalhes em relação à mecânica embora seja de se supor que este Rolls-Royce Boat Tail contará, assim como os seus irmãos da linha mais alta dentro da marca, com um motor V12 de 6.7 litros que chega a oferecer até 600 cv nos modelos Black Badge da casa.
Entretanto, este modelo se diferencia bastante de seus irmãos da linha habitual da Rolls-Royce. Não só pelo design muito mais moderno e com certa inspiração nas mais luxuosas lanchas, mas sobretudo em relação a seu preço e o tempo que levou para acabá-lo, porque no total este projeto precisou de quatro anos de trabalho de desenvolvimento, embora sem dúvidas o mais vertiginoso tenha sido o seu preço. Porque este Rolls-Royce Boat Tail custou a seu novo proprietário incríveis 20 milhões de libras esterlinas, cerca de 148 milhões de reais ao câmbio de hoje. Trata-se do carro novo mais caro do mundo.