ROLLS-ROYCE CULLINAN BLACK BADGE BY SPOFEC: MELHORANDO O SUV MAIS LUXUOSO DO PLANETA
As críticas não conseguiram deter a Rolls-Royce, que há quatro anos lançou no mercado seu poderoso Cullinan, que se converteu no SUV mais luxuoso do planeta, por mais que sinta o Bentley Bentayga. O Rolls-Royce Cullinan é o segundo modelo de nova geração que é construído utilizando a nova ‘Arquitetura de luxo’ de alumínio.
Isso, unido à máxima tecnologia, o convertem também no SUV de luxo mais avançado tecnologicamente. Na versão Black Badge, o conhecido motor V12 biturbo de 6.75 litros alcança os 600 CV - em vez de 571 cv - e 900 Nm de torque máximo - em vez de 850 Nm - para mover os 2.660 quilos que pesa este mastodonte.
Mas, como sabemos, existem muitos insatisfeitos com o que é oferecido pela fábrica, e é por isso que a Spofec - uma divisão da Novitec - acaba de apresentar uma de suas últimas criações. Muitos chamarão de loucura e aberração o atrevimento do preparador alemão, mas a verdade é que este tipo de programa também tem seu público entre os clientes mais endinheirados.
Este Cullinan conta com um kit de carroceria alargado Spofec Overdose S no exterior e um pacote de desempenho debaixo do capô. O novo Rolls-Royce Cullinan by Spofec tem tudo para encantar os mais exigentes e excêntricos sheiks do oriente, que buscam a exclusividade de um SUV de luxo capaz de converter-se no centro de todas os olhares.
Na carroceria branca foram adicionados alguns detalhes que conseguem uma aparência mais esportiva do modelo, a maioria deles em fibra de carbono. É o caso da grade dianteira em preto, o novo para-choque dianteiro que integra um splitter e iluminação LED, os painéis dos arcos de roda alargados 100 mm na frente e 120 mm atrás, o difusor e o spoiler da tampa traseira.
Completam o conjunto as enormes rodas de liga leve de 24 polegadas personalizadas, desenvolvidas em cooperação com o especialista americano Vossen Wheels. Estas rodas de dimensões 10 x 24 são oferecidas em uma seleção de até 72 cores diferentes, com um acabamento escovado ou polido. Calçam pneus de 295/30 R24 em ambos os eixos. Podem ser combinadas com espaçadores de alumínio.
A dinâmica de condução do Cullinan também foi melhorada graças a um módulo de controle especial para a suspensão pneumática adaptativa, que reduz a altura do veículo ao superar os 140 km/h. Por si só, a suspensão é 40 mm mais baixa que no modelo convencional. Não falta um sistema de escape de alto rendimento.
Mas a cereja do bolo está debaixo do capô, onde foram realizados alguns ajustes na ECU do motor V12 Biturbo de 6.75 litros do Cullinan. Agora alcança os 707 cv e 1.060 Nm de torque, entregues a 5.400 e 1.800 rpm, respectivamente. Os 107 cv e 160 Nm adicionais lhe permitem anunciar uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4.6 segundos.